15 aplicativos para gerenciar finanças pessoais e conseguir economizar dinheiro

Para muitos, organizar orçamento é algo muito trabalhoso, mas a tecnologia oferece uma série facilidades que podem te ajudar nessa árdua tarefa. Nessas horas, os aplicativos para gerenciar finanças pessoais acabam sendo a salvação. É só sabermos onde estão e como utilizá-las.

Além de ser mais prático, evita que você se perca em papéis, segundas vias e canhotos de cheque, que em algum momento você pode perder ou deixar esquecido no fundo de uma gaveta.

A seguir nós temos 15 opções de planilhas e aplicativos para organizar gastos pessoais . Algumas ferramentas se conectam à conta bancária e organizam os gastos e ganhos automaticamente. Outras exigem que o usuário insira todas informações manualmente, o que pode funcionar melhor para algumas pessoas.

Planilhas e aplicativos para gerenciar finanças pessoais

Eu tenho o meu preferido, mas o importante é você escolher uma ferramenta e não abandoná-la no segundo mês de uso. Experimente uma e, se não der certo, troque. Só não desista de controlar melhor os gastos em 2018. As ferramentas estão organizadas por ordem alfabética.

Aplicativos para gerenciar finanças pessoais

 

B3 

site da B3 (antiga BM&FBovespa) disponibiliza uma planilha para baixar e organizar o orçamento. Ela reúne em apenas uma aba do Excel o orçamento de todos os meses do ano. É possível lançar despesas divididas em fixas, variáveis, extraordinárias e adicionais. O documento também permite incluir valores mensais destinados a investimentos em ações, Tesouro Direto, renda fixa, previdência privada e outras aplicações.

Gastos Diários 3

O aplicativo Gastos Diários 3 possibilita classificar receitas e despesas por categorias e agendar gastos e ganhos recorrentes. O app tem alguns diferenciais: faz um resumo dos seus gastos e ganhos todo mês, permite escolher o formato da moeda e da data que preferir a ferramenta e está disponível em dez línguas, se você quiser testar seus conhecimentos.

Também dá para proteger as informações com uma senha. O app está disponível somente para sistemas Android.

Grana Gerenciador Financeiro

O Grana aposta na interface simples, sem anúncios, e sincroniza e categoriza dados da conta bancária de forma automática. O usuário consegue acompanhar gastos diários, semanais e mensais e exportar seus gastos para qualquer planilha financeira, até mesmo para o Google Drive. O app está disponível só para Android.

GuiaBolso Controle Financeiro

O GuiaBolso  é um dos aplicativos para gerenciar finanças pessoais que mais gosto, pois ele permite que você controle suas finanças de forma 100% automática. Funciona assim: o usuário conecta seu banco, o app tem acesso à sua conta e sempre mostra o saldo e as transações bancárias atualizadas, sem que você precise preencher as informações.

O aplicativo também organiza os gastos automaticamente em categorias, e assim você sabe para onde o dinheiro foi. Também pode traçar metas e a ferramenta avisa quanto você ainda tem para gastar em cada categoria, e se está perto de estourar o orçamento.

O aplicativo ainda permite consultar seu CPF para checar se você tem pendências financeiras e pegar empréstimos conforme o seu perfil, mas cuidado! Não é aconselhável pegar empréstimos por qualquer motivo, pois a chance de se endividar é alta. O app está disponível para sistemas Android e iOS.

Você pode ver minha análise sobre o Guia Bolso, no artigo publicado no Blog Escolhas Financeiras, onde eu falo muito mais sobre finanças pessoais.Clique aqui para ler o artigo.

Idec

O Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec), não propriamente um aplicativo, mas ele disponibiliza uma planilha para baixar, salvar no seu computador e usar sem a necessidade de usar a internet. Ela permite separar as compras parceladas com cartão de crédito e tem um espaço reservado para as previsões do próximo ano.

Jimbo

Desenvolvido pela Federação Brasileira de Bancos (Febraban), o Jimbo permite registrar despesas variáveis do dia a dia e despesas fixas, uma vez só. É possível customizar as categorias de gastos de acordo com o perfil de consumo.

Além de mostrar o saldo atual, o app mostra um resumo do mês e um gráfico que mostra ganhos e gastos mês a mês.  A ferramenta também disponibiliza um espaço para registrar sonhos e monitorar o quanto você está poupando para realizá-los. O app está disponível para sistemas iOSAndroid e Windows Phone.

Microsoft Office

As planilhas do Microsoft Office são para quem prefere modelos mais tradicionais de controle financeiro, mas não menos eficientes. Basta acessar o programa no seu computador, sem precisar de internet. Quem não tem o Microsoft Office pode acessar as planilhas online, no site.

Minhas Economias

Minhas Economias é bem tradicional e funcional: permite inserir e categorizar os gastos, acompanhar sua evolução em gráfico e organizar a movimentação do cartão de crédito, da carteira, da conta-corrente e da poupança.

Além de receber alertas e acompanhar as metas, também dá para calcular suas transações com a ajuda de uma calculadora no próprio app, programar transações repetidas e inserir anotações. A ferramenta sincroniza seus dados em todas as plataformas e é protegida com um código de segurança de quatro dígitos. O app está disponível para sistemas Android e iOS.

Minhas Finanças 

O Minhas Finanças integra contas e dados de contas e cartões de crédito e permite marcar no calendário as dívidas a serem pagas. Também possibilita que o usuário customize suas telas como quiser, faça transferências entre contas e gere gráficos por categorias de gastos.

Outro diferencial do app é que ele fornece estatísticas das despesas em cada dia, semana ou mês, detalha a média diária de gastos e compara a sua média atual com a de outros períodos. O app está disponível só para sistemas Android.

Mobills

Mobills faz comparativos anuais e mensais de gastos e indica em que categoria o usuário gastou mais. Ele envia notificações por e-mail das contas a vencer e as informações são integradas em tempo real no aplicativo e no site. A ferramenta ainda lê as notificações de cartão de crédito enviadas por SMS. O app está disponível para sistemas AndroidiOS e Windows Phone.

Money Care

O Money Care permite comparar gastos mês a mês e fornece relatórios para análise detalhada das movimentações por categoria, conta ou dia. A ferramenta mostra as contas pagas, não pagas e atrasadas e permite fazer transferências entre contas, além de realizar pagamentos automáticos. O app está disponível para sistemas Android e iOS.

Money Lover

O Money Lover  tem um “modo viagem”, é um dos aplicativos para gerenciar finanças pessoais que facilita a organização do orçamento durante as férias, e as informações lançadas pelo usuário podem ser integradas ao Dropbox. A ferramenta envia notificações quando o orçamento atingir um limite estabelecido e quando as faturas estão para vencer. O app está disponível para sistemas AndroidiOS e Windows Phone.

MoneyWise

O MoneyWise pode ser usado sem conexão com internet e é traduzido em nove línguas, entre elas, português. O app aceita todas as moedas e converte moedas com taxas de câmbio configuradas manualmente.

A ferramenta permite configurar mais de uma conta e orçamentos semanais, quinzenais ou mensais. Além disso, é protegida por senha e mostra gráficos das despesas ao longo do tempo e por categorias. O app está disponível para sistemas Android.

Organizze

O Organizze mostra as contas a pagar e a receber e permite categorizar gastos, receber alertas e fazer metas e é um dos aplicativos para gerenciar finanças pessoais que funciona mesmo sem internet, não coleta dados bancários de forma automática e mostra relatórios com percentual de gastos por categorias.

A ferramenta tem uma versão paga, que custa 2,49 dólares por mês, que possibilita acessar múltiplas contas e cartões de crédito. O app está disponível para sistemas iOS e Android.

Wisecash

O Wisecash permite acompanhar metas de gastos e cadastrar lançamentos que se repetem a cada mês. A ferramenta oferece somente os recursos básicos de controle financeiro, o que para alguns usuários pode ser um facilitador: lançamento de gastos e ganhos diários, categorização das despesas e elaboração de gráficos. O app está disponível só para Android.

Conclusão sobre aplicativos para gerenciar finanças pessoais

Como foi dito, com o avanço da tecnologia, os aplicativos para gerenciar finanças pessoais são grandes opções para ajudar a ter mais controle sobre seu dinheiro. você poderá visualizar onde está gastando demais e eliminar os gastos supérfluos, que é o primeiro passo para você controlar seu orçamento.

Mas se você não tem familiaridade com tecnologia, não se desespere, pois velho caderninho continua funcionando muito bem.

Se você tem algum aplicativo  para indicar a sugestões serão sempre bem-vindas, é só deixar aqui nos comentários o nome do aplicativo que você usa e que deseja indicar aos nossos leitores. Não se esqueça de deixar um pequeno descritivo dele.

Clique aqui para ver tudo que já foi publicado sobre finanças pessoais.