Dica para começar um canal no YouTube e ganhar dinheiro

Começar um canal no YouTube é muito simples e intuitivo. Porém, após criar o canal, muitos iniciantes se perguntam como fazer para gravar vídeos de qualidade e começar a ganhar dinheiro.

Começar do jeito certo é uma grande vantagem que pode acelerar as coisas dependendo do objetivo do canal.

Então, se você quer ter um canal para registrar e compartilhar momentos ou se você quer criar um canal de nicho ou um canal de review de produtos e ter uma fonte de renda extra online, esse artigo é para você.

Pois, aqui falaremos da criação do canal passo a passo. Mas falaremos também de como gravar vídeos do jeito certo, como editar seus vídeos e como divulgá-lo.

Você também vai aprender diversas formas de como monetizar o seu canal. Portanto, leia este artigo até o final e descubra tudo sobre como começar um canal no YouTube.   

Dica para começar um canal no YouTube e ganhar dinheiro

                                                                                                                                 

Como Começar um canal no YouTube passo a passo

Vamos começar do começo, obviamente. Primeiro, acesse “youtube.com” e clique no botão “fazer login” no canto direito superior.

Insira o seu e-mail do gmail e a senha para fazer login. Posteriormente clique novamente no botão que aparecerá no canto direito superior quando a página for redirecionada de volta para o YouTube.

Clique em “criar um canal” e prossiga dando informações requeridas. Seu canal estará pronto a partir daí.

  

Como começar um canal no YouTube com pouco dinheiro

Apesar de muitas pessoas acharem que para ter um canal de sucesso é preciso ter dinheiro para investir, na prática isso é irrelevante.

É claro que ter um bom equipamento de trabalho vai facilitar o seu trabalho na hora de gravar e editar seus vídeos. Contudo, para começar você precisa apenas do seu celular, do microfone do seu fone de ouvido e de uma entrada de luz natural.

Pois, a maioria dos celulares atuais gravam em HD. Quase 100% dos fones de smartphones possuem um microfone embutido com uma qualidade de áudio melhor que a do microfone do próprio aparelho. E a luz natural é a melhor luz que existe para gravar vídeos e tirar fotografias.

Portanto, fica a dica. Na hora de gravar seus vídeos utilize o que você tem em mãos. Utilize seu próprio celular.

Futuramente, quando o seu canal estiver dando retorno financeiro, aí sim você vai poder pensar em investir em novos equipamentos.

Como começar um canal no YouTube para ganhar dinheiro

 

Para ganhar dinheiro com o YouTube você tem algumas opções. Uma delas é monetizando seus vídeos através da venda de produtos digitais como afiliado. 

Para isso, basta se cadastrar em plataformas que hospedam esse tipo de produtos e se afiliar a eles. Clique aqui e veja como lucrar alto no mercado de afiliados.

Em seu canal você vai precisar abordar temas que tenham a ver com o produto que você escolheu. Assim, vai atrair pessoas com potencial de adquirir o produto que você está promovendo.

No entanto, não esqueça que para receber comissões será necessário que as pessoas cliquem no seu link de afiliado e comprem através dele. Portanto, lembre-se de avisar que há um link na descrição do vídeo para as pessoas conhecerem o produto.

Outra maneira de monetizar o seu canal é divulgar seus próprios produtos. E isso vale para qualquer nicho. Seja você um vendedor de carros, maquiagens ou artigos de artesanato.

Vale pra qualquer pessoa e qualquer produto.

Também existe a opção de se inscrevendo no plano de parcerias do Google. O famoso Adsense:

O Google Adsense foi feito para que criadores de conteúdos pudessem ceder espaço em seus sites e canais no YouTube para que empresas e empreendedores possam divulgar sua marma.

Sabe aqueles anúncios que aparecem do nada quando você está assistindo um vídeo no YouTube?

Então… Tratam-se de anúncios do Google Adsense e o dono do canal é pago sempre que alguém clica ou interage com o anúncio.

Para começar a ganhar dinheiro com o Google Adsense  , o você irá precisar:
  • Ter pelo menos 1000 inscritos.
  • Ter pelo menos 4000 horas de conteúdo assistido nos últimos 12 meses.
  • Seguir todas as diretrizes de conteúdo do YouTube.
  • Apresentar um bom desempenho em relação à engajamento e comportamento no canal.

Gravar um bom vídeo requer organização. Também deve-se seguir uma ordem estratégica para produzir seus vídeos.

Antes de tudo, você precisa escolher a palavra chave que será trabalhada em seu vídeo. Veja abaixo a ordem de cada coisa que deve ser feita para produzir um vídeo:

  1. Pesquise uma palavra chave que tenha buscas para se tornar o assunto do vídeo.
  2. Escreva um roteiro de vídeo.
  3. Sente-se na frente a câmera e grave seu vídeo.
  4. Edite o seu vídeo.
  5. Crie a capinha (também conhecida como thumbnail ou miniatura) do seu vídeo.
  6. Suba o vídeo cm a capinha para o seu canal.
  7. Faça SEO (Otimização para o Mecanismo de Busca) do vídeo.
  8. Divulgue seu vídeo nas redes sociais.

Pois é. É muita coisa para produzir um único vídeo. Mas já que estamos falando de um canal que será monetizado desde o início, então vale o trabalho árduo.

Salvo que cada vídeo que será postado trará retorno mesmo depois de anos. Portanto, quanto mais vídeos, melhor no longo prazo.

Como divulgar um canal no YouTube

Divulgar um canal requer coragem, pois muitas pessoas tem vergonha de aparecer. Ou tem vergonha da própria voz. Ou tem medo do que vão pensar.

Mas se você já passou por cima de todas essas limitações, então é hora de começar a divulgar o seu canal.

Use o Instagram para postar um pequeno resumo do seu vídeo. Chamamos estes pequenos pedaços do vídeo de “vídeo nugget”. Pois, é apenas uma pequena amostra do conteúdo integral. Portanto, use a melhor parte do vídeo e convide as pessoas para assistirem o vídeo completo no canal.

Você também pode postar o link do seu vídeo na sua fanpage e perfil do Facebook.

Pode enviar um e-mail avisando do novo vídeo para a sua lista de contatos. E finalmente pode fazer anúncios para que o seu vídeo seja mostrado para mais pessoas.

Uma outra alternativa válida, é postar no status do WhatsApp e pedir para seus amigos ajudarem compartilhando o vídeo.

Em resumo, é um trabalho manual e constante que deve ser realizado sempre que tiver um novo vídeo.

Como criar a capa do meu canal e as capinhas dos vídeos

A parte visual do seu canal importa muito. Canais que possuem uma capa bonita e capinhas nos vídeos geram mais interesse pelo aspecto profissional.

Claro que você não precisa contratar um designer profissional. Mas saber utilizar ferramentas gratuitas de design pode te ajudar muito nessa empreitada.

Sendo assim, eu indico a ferramenta Canva para que você crie a arte do seu canal.

Lá você vai encontrar diversos templates em tamanhos pré-definidos, ou poderá criar um template do zero com tamanho personalizado.

Você também vai encontrar diversos ícones prontos, fonte e imagens para usar gratuitamente.

Mas não se esqueça de colocar informações importantes na capa do seu canal como as datas semanais que terá vídeo e o segmento do canal. Se quiser também pode colocar seu nome para associarem o segmento a você e ficará mais fácil de te encontrar quando procurarem.

Como editar os vídeos pelo celular

Editar vídeos nada mais é do que escolher uma boa ferramenta e praticar.

Posso ajudar indicando dois aplicativos ótimos e gratuitos.

Portanto, para Android temos o Kinemaster que é um dos editores mais completos que existe para esta categoria de celulares. E temos também o InShot que não é o mais completo que existe, mas atende muito bem as necessidades básicas da edição de vídeos simples.

Ambos são gratuitos. Contudo, o Kinemaster deixa uma marca d’água no topo do vídeo ao salvá-lo. Para remover é preciso pagar uma taxa mensal ou anual.

Já o InShot permite a remoção de sua marca d’água apenas com a visualização de um anúncio de 30 segundos. Mas ele também dá a opção de remover a marca d’água permanentemente se você aceitar pagar por isso.

Entretanto, ambos vão atender as suas necessidades na edição de vídeos pelo celular.

Como fazer SEO dos vídeos para ganhar novos seguidores

SEO é a otimização que fazemos para ranquear nossos vídeos no YouTube. Ou seja, coloca-los nas primeiras posições do YouTube para receber mais visualizações nas buscas. Afinal todos querem aumentar a visualização de seus vídeos no YouTube.

Para fazer o SEO você precisa começar escolhendo uma palavra chave que tenha buscas.

Portanto, se o seu nicho for de confeitaria, por exemplo, você pode buscar por “como confeitar bolos” e ver o número de buscas para este termo.

Contudo, para receber tais informações será necessário utilizar duas ferramentas. O planejador de palavras chave do Google e a extensão VidIq para Google Chrome.

O planejador de palavras chave mostra o número aproximado de buscas mensais para uma palavra chave. Já o VidIq mostra o nível de buscas e a concorrência para uma determinada palavra chave.

Portanto, ambas devem ser usadas juntas para decidir qual será a palavra chave utilizada no vídeo.

Após definir a palavra chave, crie o conteúdo do seu vídeo e lembre-se de citar sua palavra chave ao longo do vídeo.

Posteriormente, ao subir o vídeo para o canal, insira a sua palavra chave principal no título, nas tags e na descrição ela precisa aparecer pelo menos três vezes.

Também deve-se inserir algumas palavras chaves relacionadas nas tags e na descrição do vídeo.

Isso vai ajudar o seu vídeo a ser encontrado por pessoas que estão procurando o seu tipo de conteúdo.

Como escrever roteiro de vídeo

Escrever um roteiro de vídeo deve começar sendo um trabalho simples. Primeiro você já sabe o que quer ensinar ou transmitir no vídeo. Depois você monta o seu roteiro.

Contudo, imagino que deva ser difícil de entender o que quero dizer. Então, siga a seguinte ordem de informações:

  • Introdução: Apresente-se (diga o seu nome, o que faz e o que será ensinado no vídeo).
  • Conteúdo: Entregue o que foi prometido no título.
  • Fechamento: Faça um breve resumo do que foi ensinado, faça uma CTA (chamada pra ação) e se despeça.

Esse é o modelo mais simples de roteiro que poderia existir. Depois, dá pra ir aperfeiçoando e testando novos modelos de roteiro.

Como começar um canal no YouTube: Perdendo o medo de gravar vídeos

Gravar vídeos é como andar de bicicleta. Primeiro parece impossível e que vai dar tudo errado. Mas depois que se aprende, nunca mais esquece.

Portanto, para perder o medo de gravar vídeo é necessário praticar.

Então, sente-se na frente da sua câmera, comece a falar tudo que está no seu roteiro. Posteriormente é provável que você ache o vídeo horrível e vai desejar apagá-lo.

Mas não faça isso até editar seu vídeo!

Geralmente, o que deixa um vídeo com aspecto realmente profissional é a edição.

Mas se mesmo após editar o vídeo você não sentir firmeza. Então, comece tudo de novo.

O segundo passo para romper essa limitação chamada medo de gravar vídeos é postando o seu primeiro vídeo.

Depois do primeiro vídeo postado entramos no ciclo da evolução. Buscamos formas de melhorar, perdemos o medo logo de cara e nos tornamos melhores nisso a cada vídeo postado.

Sobre o autor | Website

Um Contador apaixonado por Finanças Pessoais, Empreendedorismo e Marketing Digital.

Faça renda de qualquer lugar do mundo com apenas 1 celular ou computador e uma conexão com a internet, mesmo que você não entenda nada sobre o mercado.!

 
Saiba Mais!
100% livre de spam.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário

*

CommentLuv badge

Seja o primeiro a comentar!