Retomando nossos artigos sobre educação financeira e finanças pessoais, veja aqui um ótimo artigo sobre como economizar dinheiro de forma inteligente.
Essa é uma medida que não vale somente para quem tem problemas financeiros, é válida também para todos que querem guardar dinheiro para a realização de um sonho ou planos futuros.
Como economizar dinheiro
Pode até ser que você já tenha lido algumas dessas dicas por aí, mas tenho certeza que elas te ajudarão a ter uma vida financeira muito mais saudável e rentável.
Faça uma planilha de gastos pessoais
O primeiro passo para economizar dinheiro é saber exatamente com o que você está gastando. Para isso, sugiro a adoção de uma planilha de gastos pessoais ou aplicativo onde você possa colocar as seguintes informações:
- o quanto você ganha mensalmente,
- quais são seus gastos fixos (contas de água e luz, locomoção, dívidas e alimentação),
- o que e com o que você gastou no mês anterior e o quanto sobrou (ou que você gostaria que sobrasse).
Tendo essas informações controladas você conseguirá prever o quanto precisa utilizar mensalmente e o que tem sido gasto supérfluo.
Aqui no Escolhas Financeiras, sugerimos algumas, mas você poderá adotar aquela com a qual mais se identificar.
Pague suas dívidas em dia
O ideal é não fazer dívidas, mas caso isso seja necessário, procure pagá-las em dia. O atraso pode resultar em juros e multas, além de comprometer um dinheiro que poderia ser gasto com algo mais importante como sua saúde, educação e lazer. E evite acumular dívidas. Caso esteja em problemas para pagar tudo, entre em contato com o seu gerente do banco e analise quais são as melhores alternativas para que você consiga pagar tudo sem comprometer tanto do seu salário e evitar que o valor dos juros se tornem maiores do que as dívidas em si.
Invista uma parte do seu dinheiro
Você nunca saberá como será seu futuro, e por isso, é de extrema importância ter uma ou mais aplicação financeira. Pode ser até uma conta na poupança, porém eu sugiro o Tesouro Direto (clique aqui e saiba mais).O que pode ser feito é você tirar uma porcentagem de seu salário todos os meses e guardar metade em uma poupança para emergências e outra metade para realizar um sonho como comprar um carro, fazer uma viagem ou dar entrada em uma casa.
Pague à vista sempre que puder e, de preferência, com dinheiro vivo
Os cartões de crédito, débito, cheques e boletos trouxeram muito mais praticidade e segurança na hora de nossas compras, mas por outro lado também nos traz a sensação de que possuímos mais do que na verdade temos na conta. Ao invés de parcelar suas compras, pague à vista sempre que puder. Dessa maneira você saberá exatamente o quanto gastou, qual o seu limite e evitará fazer dívidas futuras. Vale lembrar também que o cartão de crédito tem juros muito altos, e ao comprar à vista você pode conseguir descontos com a loja. Outra dica é usar dinheiro vivo na hora das compras, pois dessa maneira você sente mais o quanto está gastando e o quanto tem, e por andar com uma quantidade menor do que se estivesse com o cartão você evita gastos desnecessários.
Evite as tentações
Não tem nada de errado em ter momentos de lazer e usar seu dinheiro para comprar roupas, eletrônicos e sapatos novos. O perigo é quando você faz isso em excesso e acaba gastando o que não tem.
Aqui vale uma dica que aprendi em um curso e tem dado certo para muitas pessoas: Deixe sempre para comprar “amanhã”. Se você realmente necessita do artigo ou produto, certamente voltará no dia seguinte para adquiri-lo. Caso contrário cairá no seu esquecimento e você nem voltará à loja.
Se você é do tipo de pessoa que não resiste a tentações, então é melhor ficar longe de lojas, cancelar o recebimento de e-mails com ofertas e promoções e catálogos online. Se você é viciado em usar o cartão de crédito, cancele os seus ou só tenha um para emergências (e deixe bem guardado dentro de casa). Querendo ou não, comprar coisas que gostamos traz uma falsa sensação de felicidade que é passageira e pode trazer sérios prejuízos.
Conclusão
Seguindo as dicas acima, você irá verificar que além de que conseguir economizar seu dinheiro, perceberá que anda fazendo muitos gastos desnecessários. Nesse caso o melhor a ser feito, é mudar os seus hábitos financeiros. E se você deseja conhecer algumas reflexões e técnicas para melhorar a maneira de como você lida com o seu dinheiro eu sugiro que você conheça o curso Mudança de Hábitos Financeiros do Professor Elisson.
Clicando AQUI e fazendo seu cadastro, você poderá baixar nossa planilha de finanças pessoais e terá acesso à três aulas gratuitas do Curso.
Deixe um comentário