Como pedir demissão sem estresse

Conseguir pedir demissão sem estresse parecer uma coisa complicada. A sensação que você sente é de que isso poderá gerar conflitos e desconforto.

Realmente pedir demissão não é a atividade mais “prazerosa” do mundo, mas também não precisa ser a pior de todas. Algumas medidas, simples, podem lhe ajudar a tomar essa atitude de forma mais tranquila.

Quer saber quais são essas ações? Então continue lendo este conteúdo.

pedir demissão sem estresse

Como pedir demissão sem estresse

Antes de qualquer coisa, sugiro que você não siga essas dicas como se elas fossem um roteiro obrigatório. Ou seja, não tente parecer quem você não é.

Apenas considere estes apontamentos como sugestões de como você pode agir neste momento que pode ser um tanto quanto delicado.

Dito isso, vamos às dicas:

1- Converse com o seu líder direto

O primeiro ponto que deve ser levado em conta é com relação a quem saberá da sua demissão, por primeiro.

Comunicar o líder/chefe direto é de suma importância para demonstrar consideração e empatia pelo mesmo.

Ir diretamente ao RH e só depois conversar com o chefe poderá demonstrar uma falta de respeito, para algumas pessoas.

Por isso, comunique-se com o seu chefe antes de dar entrada em seu pedido de demissão formal.

2- Apresente o motivo pelo qual você está pedindo demissão, mas sem ser irônico ou abrir toda a sua vida pessoal

É de bom tom você apresentar o motivo pelo qual está pedindo demissão. Porém, aqui vale alguns apontamentos importantes:

  • Não seja irônico. Se o motivo é algum desconforto com a empresa, fale sobre isso de maneira respeitosa, e não sarcástica.
  • Se o pedido surge de algo muito pessoal, apenas diga que é por conta de questões pessoais! Você não precisa abrir a sua vida para pedir demissão sem estresse.

3- Aponte pontos positivos e negativos sobre o trabalho

Falar sobre os fatores positivos que você viveu na empresa pode ser bem interessante. Da mesma maneira, um feedback negativo – bem feito – também pode ser atrativo. Mas lembre-se, tudo com grande respeito.

4- Se você se sentir à vontade, agradeça à oportunidade de trabalhar ali

Se você acha que o trabalho foi importante para você e que, de alguma forma, lhe ensinou algo, agradeça a oportunidade. Considere ser sincero aqui, se quiser pedir demissão sem estresse.

Ou seja, nada de querer agradecer por algo que você tem a impressão de que só lhe prejudicou (psicologicamente, por exemplo). Você não é obrigado a agradecer por algo que, na verdade, causou malefícios para você.

Por isso, agradeça apenas se for um agradecimento sincero. Afinal, a outra pessoa saberá se você está apenas cumprindo um protocolo, ok? Seja sincero aos seus sentimentos.

Pedir demissão pode evitar o esgotamento mental

Não tenha medo de pedir para se desligar. Como vimos neste texto, é possível pedir demissão sem estresse, desde que você tome essa decisão. Caso contrário, o esgotamento mental poderá se tornar um problema.

Afinal, aceitar permanecer em um local “ruim”, apenas por medo de solicitar a saída, pode ser algo desgastante e muito prejudicial à saúde mental. Cuide de você e de sua saúde!

Sobre o autor | Website

Um Contador apaixonado por Finanças Pessoais, Empreendedorismo e Marketing Digital.

Faça renda de qualquer lugar do mundo com apenas 1 celular ou computador e uma conexão com a internet, mesmo que você não entenda nada sobre o mercado.!

 
Saiba Mais!
100% livre de spam.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário

*

CommentLuv badge

Seja o primeiro a comentar!