Seja qual for o seu sonho, o planejamento financeiro pessoal é um dos instrumentos mais importantes para definir suas metas e alcançar os objetivos de vida, seja a curto, médio ou longo prazo.
O processo de planejamento financeiro pessoal independe do nível de renda. Ele pode ser definido e elaborado por pessoas e famílias de baixa ou alta renda.
O que é planejamento financeiro pessoal
Pode-se dizer que planejamento financeiro pessoal é uma ferramenta de gestão aplicada aos seus recebimentos e gastos. Como o próprio nome já diz, ele serve para você organizar todas as suas receitas e despesas , tanto o que já passou como o que está por vir, para que sempre você tenha o controle sobre suas finanças pessoais. Dessa forma, você evita compras por impulso que possam te endividar e sabe em tempo real o seu saldo.
O processo de planejamento financeiro pessoal independe do nível de renda. Ele pode ser definido e elaborado por pessoas e famílias de baixa ou alta renda.
Muitos pessoas acreditam que, somente se ganhassem determinada quantia por mês, é que teriam a plena capacidade de alcançar seus desejos. Porém, os especialistas garantem que não importa o quanto se tem disponível, mas sim a forma como você administra seu dinheiro.
E contrariando o que muitos imaginam, não é necessário fazer grandes sacrifícios, como deixar de passear com a família, ou comer o que gosta , para organizar o orçamento e planejar seu futuro.
Como realizar um planejamento financeiro pessoal
O Site Quero Investir Agora, do meu amigo Leonardo Rocha, disponível em (http://queroinvestiragora.com/planejamento-financeiro-pessoal/), tem um conjunto de 10 dicas para fazer um “Planejamento Financeiro Pessoal Poderoso”, além de 4 planilhas gratuitas e um guia para dar início a um controle pessoal efetivo.
Seguem as dicas/roteiro elaboradas pelo Leonardo:
1-Faça um acompanhamento periódico de suas despesas e receitas. Ele indica uma planilha.
2-Busque comparar os preços do que você pretende comprar. Existem vários sites para isso na internet.
3-Compre somente o que você precisa. Utilize a técnica da lista de compras.
4-Pague à vista quando tiver desconto.
5-Utilize o cartão de crédito quando for vantajoso. Seja para conseguir descontos ou parcelar produtos que não oferecem desconto à vista e são parceláveis sem juros.
6-Faça uma lista de metas para alcançar o seu objetivo.
7-Seja realista na hora de traçar as suas metas. De preferência tente ser um pouco pessimista.
8-Analise mensalmente os seus objetivos. O comandante deve saber se a rota está correta.
9-Aprenda a viver de acordo com o seu padrão de vida. Caso contrário, em pouco tempo ele terá que baixar de um jeito ou de outro!
10-Busque mais informações sobre investimentos. O eBook Gratuito é um atalho muito bom para quem quer começar a investir.
Vantagens de se elaborar um planejamento financeiro pessoal
Visitando o site InfoMoney eu encontrei, cinco vantagens de se elaborar um planejamento financeiro pessoal :
1. Protege você e sua família de riscos financeiros: o planejamento não impede os riscos aos quais você está exposto (ex. acidente), mas reduz o transtorno financeiros caso eles se tornem realidade.
2. Permite que você saia do vermelho: para quem tem dívidas, sair do vermelho é, sem dúvida, a maior prioridade na definição de metas. Porém, sem planejamento é praticamente impossível sair de uma situação de endividamento para outra em que se possui um patrimônio.
3. Você vai gastar muito durante a vida: uma pessoa que tem um salário de R$ 3 mil, mesmo que não ganhe aumentos, em 30 anos de trabalho consegue acumular R$ 1,08 milhão. O planejamento permite conquistas desse tipo.
4. Você vai viver muito tempo: para garantir uma aposentadoria tranquila você precisa ter uma ideia clara do quanto terá que acumular. Mesmo que já tenha feito essa estimativa, pode valer a pena rever seus números.
5. Garante uma aposentadoria tranquila: cada um de nós tem uma visão distinta do que é aposentadoria tranquila. Afinal, nosso padrão de gasto, capacidade de poupança, e, por que não, expectativa de vida é distinta. Sem planejamento não é possível saber exatamente quanto você terá que acumular antes de se aposentar. O que, por sua vez, exige que você estabeleça um planejamento de gastos após a aposentadoria e defina metas de retorno para o dinheiro que irá investir, etc.
Deixe um comentário