Você sabe qual a diferença entre DOC e TED?

Eu resolvi publicar este artigo com o objetivo tirar todas as suas dúvidas sobre a diferença entre DOC e TED. Ambos servem para fazer transferências de dinheiro de um banco para outro, continue a  leitura e entenda como tudo funciona!

Qual a diferença entre DOC e TED?

Quando precisamos realizar transferência de valores para contas de outros bancos vão encontramos diversas opções disponíveis, inclusive cheques, depósitos diretos nas agências ou por envelope no caixa eletrônico e também as mais utilizadas: DOC e TED.

Todas infelizmente só são permitidas a donos de contas correntes. Os clientes de poupança não podem fazer transferência entre bancos diferentes porque o propósito deste tipo de conta é apenas guardar dinheiro e não fazer movimentação bancária. Porém, um cliente de conta poupança pode receber o dinheiro, ele só não pode fazer o serviço.

Também não é possível realizar um TED e DOC no sábado, domingo, feriado, ou após o horário estabelecido nos dias úteis. Neste caso, terá que ser feito um agendamento para o próximo dia útil.

Veja abaixo qual diferença entre DOC e TED,  entenda cada uma e saiba em que situação utilizar:

ted-doc

DOC – Documento de Ordem de Crédito

O Documento Eletrônico é uma transferência entre contas correntes de bancos diferentes com valor de até R$ 4.999,00 . O tempo que vai levar para o dinheiro aparecer na outra conta é de 24 a 48 horas, sendo este prazo chamado de período de compensação do DOC.

Para emitir um DOC o cliente deve pagar uma taxa que varia de banco para banco pelo serviço.

É preciso ter como dados o nome do banco, número da conta, número da agência e o CPF da pessoa que vai receber o dinheiro.

Apesar do período de compensação de um DOC ser de 48h há casos em que o dinheiro entra no mesmo dia. O cliente deve saber apenas que o dinheiro deve chegar na conta da outra pessoa em até dois dias úteis, chamado pelos bancários de D + 1 ou Dia + 1.

Qual a diferença entre DOC e TED?

TED – Transferência Eletrônica Disponível

A TED surgiu em 2002 com um limite inicial de R$ 5 milhões, no entanto já no ano seguinte de seu lançamento houve a primeira redução do limite, a qual acompanhou o movimento do mercado e a usabilidade da ferramenta.

Ao longo do tempo, a TED foi se tornando cada vez mais conhecida pelos clientes, que passaram a utilizar mais a internet e os canais eletrônicos para realizar transferências de recursos.

Bem semelhante ao DOC, o TED é uma transferência eletrônico que não tem limite de valor.

Ao contrário do DOC, a TED na conta corrente praticamente no mesmo instante de quem se está enviando o valor, dentro de um prazo que vai de cinco a 10 minutos para se visualizar o dinheiro na outra conta.

Os dados necessários para tal transação são os mesmos do DOC: banco de destino, número do CPF e os números de agência e conta bancária.

Maiores informações você pode encontrar no site do Banco Central do Brasil.

 

 

Sobre o autor | Website

Um Contador apaixonado por Finanças Pessoais, Empreendedorismo e Marketing Digital.

Curso online de eSocial atualizado!

Clique Aqui e Saiba Mais!
100% livre de spam.