Na minha opinião todo mundo deveria assistir filmes sobre finanças pessoais para ter mais consciência no consumo do dia a dia e controle do seu dinheiro. Com base nessa ideia, segue a lista de 17 filmes que podem te ajudar.

17 filmes sobre finanças pessoais que você deve assistir

A educação financeira é cada vez mais necessária no mundo atual. Com contas fixas e variáveis a pagar, compra de produtos de primeira necessidade, poupança para atingir objetivos e investimentos que fazem o dinheiro crescer, as finanças pessoais precisam de uma atenção especial de cada um para gerir seus dividendos da melhor forma possível.

Por isso, selecionamos dez filmes que trazem muitas lições sobre a forma de lidar com a renda pessoal para você assistir no final de semana. Confira:

Os delírios de consumo de Becky Bloom

filmes sobre finanças pessoais que você deve assistir

Rebecca Bloom é uma repórter que mora em Nova York e tem o sonho de trabalhar para uma renomada revista de moda. Enquanto não consegue alcançar seu sonho, ela escreve artigos sobre finanças pessoais numa revista financeira.

Sua coluna faz sucesso, mas a verdade é que sua vida financeira é um caos. Ela faz o oposto do que escreve para os leitores, pois é uma compradora compulsiva, que vive fugindo dos cobradores e de suas dívidas acumuladas no cartão de crédito.

É uma comédia romântica que retrata os problemas do consumo desenfreado, da importância de saber diferenciar se você quer algo por puro desejo ou se realmente precisa disso, e de como é importante fazermos um planejamento financeiro pessoal para não ficarmos com várias dívidas e sempre no vermelho.

As loucuras de Dick e Jane

Filme-As-Loucuras-de-Dick-e-Jane

Dick (Jim Carrey) e Jane viviam uma vida de luxo até que Dick é demitido do emprego. As dívidas começam a se acumular e para manter o estilo de vida confortável que tinham, o casal comete várias loucuras, inclusive roubar bancos.

O filme promete boas risadas e também desperta reflexões sobre como é importante administrarmos melhor as finanças pessoais, termos uma reserva de dinheiro para imprevistos e se realmente precisamos de muito dinheiro e bens materiais para sermos felizes.

Até que a Sorte nos Separe

show_image

A vida nem sempre é feita de bons momentos, mas um bom momento muda completamente a família de Tino (Leandro Hassum). Tino e Jane (Danielle Winits) ganham na loteria, mas deixam o poder do dinheiro os levarem à falência.

O grande prêmio é gasto em festas, viagens, compras com muita ostentação e, ao se verem “quebrados”, o casal conta com a ajuda do vizinho, que é consultor de Finanças, para se reestruturar financeiramente.

Wall Street: poder e cobiça

17 filmes sobre finanças pessoais que você deve assistir

Este filme é de 1987 e, embora seja do século passado, é um dos primeiros filmes que fala sobre finanças e negócios. É uma boa pedida para aprender sobre o mundo das finanças. Também tratando sobre a bolsa de valores, a trama mostra os bastidores de grandes negócios.

O protagonista do filme, Buddy Fox (Charlie Sheen) agarra uma oportunidade de entrar em um universo de negócios muito lucrativos, utilizando informações privilegiadas. Mais uma vez, o tema da corrupção aparece.

O filme traz uma forte visão moral sobre o enriquecimento ilícito. Mesmo com mais de 30 anos, ainda tem pontos muito atuais, facilmente identificados nos noticiários políticos de hoje. A obra de Oliver Stone também aborda a desigualdade social e o fenômeno de utilizar outras pessoas como “escada” para o sucesso pessoal.

O Lobo de Wall Street

17 filmes sobre finanças pessoais que você deve assistir

Jordan Belfort era um consultor em uma corretora de Wall Street, porém, na mesma época em que foi contratado, a bolsa de valores despencou drasticamente e ele perdeu o emprego.

Jordan (Leonardo Dicaprio), então, começa a trabalhar em uma empresa pequena, com ações de baixo valor. Nessa situação, acontece uma grande sacada: Belfort abre uma empresa no segmento de vendas, em que as ações de baixo valor tiveram um retorno altíssimo para ele e seus consultores, e passa a ter uma vida de “rei”.

O filme é baseado em uma história real. Você vai aprender sobre finanças e negócios.

Wall Street: o dinheiro nunca dorme

10-691x1024

Este filme é a sequência de “Wall Street: poder e cobiça”, também dirigido por Oliver Stone e lançado em 2010. A trama conta a história de Gordon Gekko (Michael Douglas) ao deixar a prisão.

Como não pode operar no mercado financeiro, começa a escrever um livro e dar palestras sobre riscos de mercado. Além de falar sobre o tema das finanças, o filme também aborda as relações familiares de Gekko, tão complicadas quanto seu passado.

A negociação

17 filmes sobre finanças pessoais que você deve assistir

Robert Miller (Richard Gere) é um magnata da bolsa de valores que deseja vender sua empresa milionária rapidamente para esconder fraudes realizadas por ele.

Às vésperas de vender a empresa para um grande banco, Robert sofre um acidente causando a morte de uma pessoa. Para esconder sua responsabilidade, ele abandona o local do acidente. Só que o investigador do caso não medirá esforços para descobrir o culpado do acidente e colocar os planos de Robert abaixo.

O filme mostra que imprevistos podem acontecer a qualquer momento e como problemas financeiros e de corrupção afetam os negócios e também a vida pessoal.

A fraude

17 filmes sobre finanças pessoais que você deve assistir

Nick Leeson (Ewan McGregor) é funcionário do banco Barings, que começa a jogar “contra as regras” para receber cada vez mais. Leeson começa a carreira como escriturário, mas vai recebendo oportunidades irresistíveis, que podem melhorar seu padrão de vida.

Havia uma conta criada para acumular as perdas das negociações e, a certo momento, elas estão muito grandes e ameaçam a vida do banco. Leeson enfrenta dramas pessoais e no emprego.

Este é mais um exemplo de filme sobre finanças que mostra como o sistema financeiro funciona, expondo também práticas irregulares. Quem assistir ao longa vai entrar em contato com negociações neste universo. Por mais que seja um filme de ficção, é possível aprender bastante.

À Procura da Felicidade

17 filmes sobre finanças pessoais que você deve assistir

Indicado ao Oscar, o drama À procura da Felicidade é estrelado por Will Smith, e retrata a história de um pai solteiro que batalha para uma vida digna para seu filho Christopher (Jaden Smith), de 5 anos.

Chris Gardner (Will Smith) investiu seu dinheiro em um negócio que não deu certo e, por causa disso, passou por diversos problemas financeiros e dificuldades que levaram ao término do seu casamento.

Então, motivado pelo sonho de construir uma vida melhor para o filho, ele inicia sua carreira em um estágio não remunerado numa corretora de ações e passa por uma grande mudança graças a sua persistência a situações financeiras tão adversas.

Trabalho Interno

12

Trabalho interno é um documentário de Charles Ferguson sobre o desenvolvimento da crise financeira global de 2007 e 2008 e que custou ao mundo um prejuízo de 20 trilhões de dólares.

O filme retrata como as mudanças no ambiente político ajudaram a criar uma crise financeira.

A obra foi construída com base em entrevistas com jornalistas, políticos e profissionais da área de finanças, sendo que cada um deles conta experiências que viveram durante o período.

O documentário é dividido em cinco partes, abordando desde o cenário anterior à crise, que levou ao colapso, até mostrar como o mundo ficou depois da crise.

Por ser um documentário e retratar a realidade, o longa é ótimo para quem quer entender o período com base nos depoimentos de pessoas que vivenciaram a crise e suas consequências.  É uma ótima fonte para aprender sobre a história do colapso.

Dia antes do fim

8-768x571

Depois da demissão de muitos funcionários do setor, Eric Dale (Stanley Tucci) entrega um pen-drive a Peter Sullivan (Zachary Quinto) e diz que era algo importante que estava trabalhando.

Ao abrir o arquivo, Peter se dá conta de que a companhia em que trabalham ultrapassou o limite saudável de risco que pode assumir, o que ameaça a empresa de manter as portas abertas. O filme vai abordar este tema, focando nas negociações e mecanismos que empresas utilizam para a resolução de problemas internos.

Lançado em 2011, o filme é baseado em fatos reais e ensina sobre riscos de uma empresa, corrupção e ganância de empresas. O filme aborda a área de riscos de uma grande companhia, mostrando mecanismos muitas vezes distantes da realidade das pessoas que não trabalham dentro do mundo de finanças.

Quem quer ser um milionário

 

16

Este filme de 2008 fez muito sucesso na época de seu lançamento. “Quem quer ser um milionário” fala sobre o sonho da mudança de vida por meio do dinheiro. Jamal Malik é um dos moradores de uma favela de Mumbai, na Índia, e ganha o prêmio de 20 milhões de rúpias no programa “Quem quer ser um milionário”.

Depois de ganhar o prêmio, Jamal começa a ser questionado sobre como conseguiu acertar às perguntas feitas no programa. A lição que o filme passa é de perseverança e de que é possível mudar de vida. Mesmo que, na obra, a mudança tenha sido consumada pela vitória em um programa, Jamal sempre lutou para conseguir uma vida melhor, assim como todos podem fazer.

O filme também ensina que é necessário acreditar em si próprio e não deixar que a fortuna mude a essência da pessoa. Entender também que o dinheiro pode trazer pessoas ruins para perto também é algo apontado na trama.

O Homem que Mudou o Jogo

1200x630

Billy Beane (Brad Pitt), gerente do time de baseball Oakland Athletics, junto com Peter Brand (Jonah Hill), tem uma grande sacada ao desenvolver um programa de estatísticas para o clube com pouquíssimo dinheiro.

A ideia levou o time à primeira liga dos esportes nos anos 80 e trouxe uma grande chance econômica para a dupla, que usou de uma boa ideia para colher bons frutos em meio às dificuldades.

Grande Demais para Quebrar

EJF-_sQW4AIJc3A

Richard Fuld é um banqueiro que tem a missão de salvar o Lehman Brothers, em um curto período de tempo.

Em conversas com grandes personalidades do mercado financeiro, Fuld entende que uma boa solução pode ser uma iniciativa privada de banqueiros investidores e também de grandes membros do congresso para preservar a empresa sediada no coração de Nova York.

O capital

19-754x1024O filme “O capital” fala sobre as fraudes do sistema financeiro e da ganância dos ricos de conseguirem cada vez mais dinheiro, deixando os pobres ainda mais vulneráveis. A obra traz muitas reflexões sobre a maneira como o mundo lida com dinheiro e como ele é o guia das vidas de grande parte das pessoas.

Dirigido por Costa-Gravas, o filme também passeia pelo tema do poder político, constantemente ligado ao sistema econômico.

Fome de poder

18-768x768

O filme “Fome de poder” é baseado em fatos reais e conta a história de Ray Kroc (Michael Keaton), empresário fundador do McDonalds. No filme, Kroc abre um pequeno restaurante que se transforma na maior rede de fast food dos Estados Unidos.

Ao assistir ao longa, a maior lição que o telespectador vai aprender é a persistência. Mesmo com todos os desafios de criar a rede, Kroc segue acreditando em suas convicções e aposta que o McDonalds seria o novo sucesso em todo país.

Esta lição, se aplicada na vida financeira, faz com que as pessoas mantenham o foco e não desistam de realizar um planejamento financeiro para atingir seus objetivos. Analisar a forma como Kroc age para abrir a rede é uma boa forma de ver o que deve se fazer e o que é melhor ser deixado de lado.

A Grande Aposta

11

“A Grande Aposta”, filme, de 2015, conta a história de Michael Burry (Christian Bale)Michael Burry, que é dono de uma empresa de médio porte, decide investir uma grande quantia em uma aposta no mercado imobiliário prestes a quebrar nos EUA.

Ao perceber os investimentos, Jared Vennett (Ryan Gosling) encontra uma oportunidade e passa a oferecer esse tipo de investimento aos seus clientes.

Um guru, interpretado por Brad Pitt, ajuda uma dupla de iniciantes na bolsa de valores.

Finanças é assunto sério

Os filmes sobre finanças desmentem a premissa de que o assunto é sério e chato, dificultando que os brasileiros se interessem pelo tema. No entanto, é um tema essencial para a boa administração do dinheiro.

Os filmes aqui indicados possuem uma função precursora na educação financeira, abrindo as portas para que mais pessoas se interessem por aprender sobre o tema. Hoje, representam um retrato forte de como as coisas acontecem atualmente dentro do mercado de finanças, ensinando de forma lúdica.

Gostou deste artigo? Então comente e compartilhe.

Clique no Botão e Receba o Livro 100% Grátis em Sua Residência!

Quero Receber Meu Livro!
100% livre de spam.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe aqui sua opinião ou comentário:

Seja o primeiro a comentar!