Se você procura  informações sobre como ganhar dinheiro com blogs e até ao momento ainda não encontrou uma resposta, então este artigo é para você. Se você está começando agora, talvez seja interessante também aprender  como criar um blog de maneira correta, sobre como aumentar o tráfego para o seu blog e também aprender sobre como ganhar dinheiro na internet.

As razões para você querer ganhar dinheiro com blogs podem ser diversas, ganhar apenas uma renda extra para complementar seu salário ou pode ser que seu desejo seja conquistar a  e a criar riqueza e conquistar a independência financeira através dos canais digitais.

como-ganhar-dinheiro-com-blog.jpg

Formas de ganhar dinheiro com blogs

Antes de de mostrar as opções para você ganhar dinheiro com blogs, é bom saber  que 90% dos blogs na internet não são rentáveis. Isso pode ocorrer porque não são aplicadas as estratégias corretas. Para que seja rentável, todo e qualquer blog precisa de um planejamento, de um objetivo e de uma estratégia. Caso contrário, dificilmente você terá sucesso!

Eu criei meu primeiro blog em 2012, e ao longo deste período, certamente, eu tive a oportunidade de aprender e crescer muito enquanto profissional. Uma boa parte disso eu devo aos blogs que criei. Foi através deles que passei a “ganhar dinheiro na internet” de forma honesta e sem enganações.  Ao escrever conteúdo para meus blogs, eu não só aprendi muito sobre diversas áreas, mas conheci diversos profissionais altamente influentes e com um conhecimento técnico muito grande, que com certeza me ajudaram a alavancar a minha carreira profissional dentro da internet, pois me foram apresentadas diversas forma de ganhar dinheiro conforme mostro a seguir:

1. Marketing de Afiliados

A forma mais rentável de ganhar dinheiro com blogs é sem dúvida alguma, é com o marketing de afiliados. Esta forma de rentabilização consiste  em você recomendar produtos de terceiros para outras pessoas e receber comissões a cada venda realizada.

Trabalhar com programas de afiliados através de blogs é muito simples e funciona da seguinte forma:

  • Você escolhe uma plataforma de afiliados e se inscreve gratuitamente;
  • Seleciona um produto ou mais para promover e pega seus links de afiliado e banners publicitários;
  • Divulga seus links e banners e sempre que um usuário clicar nesse link, ele cai na página de venda do produto;
  • Sempre que alguém comprar esse produto depois de clicar num link seu, você recebe uma comissão pela venda gerada.

Para você trabalhar com marketing de afiliados, você precisa conhecer as principais empresas do mercado. Abaixo temos uma  lista bastante simples com aquelas que são as melhores plataformas de afiliados do mercado atualmente. Recomendo você se inscrever em mais do que uma e testar diversos produtos relacionados ao nicho de mercado do seu blog. Uma das principais regras para ganhar dinheiro com blogs é a contextualização, ou seja, quando o produto que você recomenda está contextualizado com os assuntos que você aborda em seus artigos.

Existem diversas Plataformas de Afiliados para fazer você ganhar dinheiro com blogs. As que eu mais utilizo e já ganhe dinheiro com elas são as seguintes:

 

Plataformas de Afiliados (Produtos Digitais)

Plataformas de Afiliados (Produtos Físicos)

Existem muitas outras empresas de afiliados no mercado, mas essas são as que eu mais uso e ganho dinheiro.

Desvantagens do marketing de afiliados como estratégia para ganhar dinheiro com blogs:

  • Demora algum tempo para gerar bons resultados com afiliados;
  • Você precisa ter algum conhecimento técnico para incorporar seus banners e links de afiliado em seu blog;
  • É difícil ganhar muito dinheiro promovendo produtos de comissão muito baixa;
  • Você precisa gerar tráfego qualificado para o seu blog, caso contrário não vai converter.

2. Publicidade do Google

A publicidade é uma das formas mais antigas de ganhar dinheiro com blog. A maior parte dos blogs existentes na internet começam a rentabilizar o seu tráfego utilizando anúncios de publicidade. A grande maioria dos programas de publicidade existentes pagam por clique realizado, ou seja, sempre que alguém clicar num banner publicitário em seu blog, você recebe alguns centavos de comissão, independentemente do resultado final desse clique (se o usuário compra ou não).

O programa mais conhecido é o Google Adsense. Ele na verdade funciona como um programa de afiliados, pagando uma comissão por cada clique realizado nos banners publicitários e links de texto que você coloca em seus sites e blogs. Como esses programas pagam por clique, você precisa de um bom tráfego para conseguir ganhar bom dinheiro. Os anúncios do Google apresentam publicidade contextualizada com os artigos do seu blog de forma automática. Você apenas precisará colocar os anúncios aparecendo no seu blog e nos seus artigos para começar a ganhar dinheiro com os cliques gerados nesses anúncios.

 

3. Vender publicidade a terceiros

A venda de publicidade a terceiros é também um dos formatos de monetização mais antigos da internet. No entanto, se você comparar o rendimento proveniente da venda de banners publicitários com o dinheiro que você consegue gerar promovendo programas de afiliados, possivelmente você nunca venderia espaços publicitários em seu blog.  No entanto, esse tipo de formato é muito popular por ser utilizado pelas grandes mídias e portais, o que faz com que depois seja copiado por blogs, fazendo acreditar que é um meio bastante eficaz de ganhar dinheiro de blogs.

4. Artigos patrocinados

A venda de artigos patrocinados é também uma forma muito comum de ganhar dinheiro blogs. Este meio de monetização consiste em escrever um artigo patrocinado sobre um determinado produto ou empresa, colocando um ou vários links no texto para a página dessa mesma empresa ou produto. A empresa paga para você um valor fixo pela publicação desse texto e ainda recebe esses backlinks apontando para o seu site.

Ao longo do tempo você perceberá que essa não é uma das melhores maneiras de rentabilizar um blog, uma vez que em pouco tempo, você terá o blog repleto de conteúdos patrocinados e os seus leitores podem não ficar muito satisfeitos com isso.

5. Vender serviços

A venda de serviços é uma excelente forma de ganhar dinheiro com blogs. Embora faça parte de uma estratégia de rentabilização indireta, uma vez que o ganho não acontece por conta de uma ação realizada diretamente no blog, é uma das forma mais eficazes de gerar dinheiro a partir de um blog. Este tipo de estratégia está diretamente relacionada com a popularidade do blog, uma vez que é uma excelente forma de aumentar a sua autoridade e notoriedade junto ao seu público-alvo. À medida que a sua notoriedade vai aumentando, o número de solicitações para serviços também.

Dentro deste contexto, podemos incluir vários tipos de serviços, como redação de textos, web design e design gráfico, desenvolvimento web, consultoria, mentoria, entre outros. Há até quem aproveite o seu blog para vender consultas online, por exemplo, dentro de uma determinada especialidade. Se você trabalha em um nicho de mercado onde a prestação de serviços faz sentido e a sua agenda tem espaço para esse tipo de trabalho, então porque não vender seus serviços diretamente para o seu público-alvo?

6. Vender produtos digitais

A venda de produtos digitais é uma das formas mais interessantes de rentabilizar um blog e é a que eu mais utilizo. Na verdade, é uma das formas mais eficazes de você rentabilizar o seu tráfego e principalmente as suas listas de e-mail marketing. Este tipo de estratégia de monetização é bastante diferente de todas as outras, e você pode trabalhar de duas formas: você pode criar um produto para vender, o que não é de todo uma tarefa tão simples quanto possa parecer à primeira vista, ou trabalhar como afiliado, promovendo infoprodutos de terceiros ganhando uma ótima comissão.

Dentro da venda de produtos digitais, podemos incluir e-books, cursos online, vídeo-aulas, webinários, plugins, aplicativos, softwares, etc. Tudo o que possa ser entregue em formato digital para um cliente, é considerado um produto digital. Criar um produto deste tipo pode demorar bastante tempo, especialmente cursos online ou e-books, que exigem a gravação de vídeo-aulas ou a escrita de conteúdo, processos demorados e bastante exigentes.

Ainda assim, a criação de produtos digitais tem várias vantagens, especialmente o fato de ser um produto seu, com um valor definido por você, comercializado diretamente ao seu público, que pode ser atualizado constantemente e vendido por tempo indeterminado. Você tem o controlo total sobre os produtos que você cria, o que é uma vantagem muito grande. O fato de você ficar com 100% do valor das vendas geradas pelo seu blog é também uma vantagem grande. Se a isso juntarmos a possibilidade de você criar um programa de afiliados para o seu produto digital, então essa é de longe uma das melhores formas de você rentabilizar o seu blog.

7. Vender produtos físicos

A venda de produtos físicos é também uma excelente forma de rentabilizar um blog. Tal como no caso dos produtos digitais, a comercialização de produtos físicos pode incluir livros, merchandising, software, ou outro tipo de produtos que se enquadrem na temática do seu blog. Existem inclusive plataformas como a Monetizze, por exemplo, que permitem a venda de produtos físicos como relógios, lanternas, notebooks, suplementos de saúde, entre outros.

Se você trabalha num nicho de mercado específico e acha que conseguiria vender mais facilmente um produto físico do que um produto digital, então essa é uma oportunidade de negócio muito interessante.

Existem grandes empreendedores digitais importando produtos de outros países, criando a sua própria marca e comercializando diretamente esses produtos através de plataformas como a Monetizze. A grande vantagem é que a Monetizze permite criar programas de afiliados para a venda desses produtos, o que certamente ajudará a alavancar as vendas a longo prazo.

A criação de um produto físico é algo que também demanda muito tempo, especialmente se você tiver de importar a matéria-prima de outro país, criar sua marca, rotulagem, etc. e ainda colocar esse produto à venda na internet. As vantagens são idênticas à comercialização de produtos digitais.

8. Vender assinaturas

A comercialização de serviços de assinatura é uma das formas mais interessantes de ganhar dinheiro na internet. Dentro desta categoria podemos incluir serviços de assinatura para acesso a conteúdo premium, áreas de membro, SaaS (software as a service), entre outras. A criação e comercialização de um SaaS é de longe a mais interessante, no entanto, a mais complexa também. Um Software as a Service consiste essencialmente num software como serviço. Ferramentas como o Semrush, KWfinder, Unbounce, LeadPages, entre outros, entram nessa categoria de SaaS, oferecendo um serviço em troca de uma assinatura.

Existem diversas coisas que são possíveis de criar dentro da área das assinaturas. A mais comum é a produção de conteúdos premium, disponíveis apenas para assinantes. Você cobra um valor mensal pela assinatura e os seus leitores têm acesso a conteúdos que de outra forma não estarão disponíveis para eles.

Uma outra coisa interessante que pode ser incluída dentro desta categoria de assinaturas são os serviços recorrentes, como sessões de coaching, psicologia, terapia, entre outras, que poderiam também ser enquadradas na venda de serviços, como vimos em cima.

Livro digital completo, 100% atualizado com mais de 180 páginas de "Puro Passo a Passo Prático"

São mais de "152 Estratégias Para Iniciar Seu Negócio Online do ZERO no Marketing Digital".
Clique Para Baixar Grátis!
100% livre de spam.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe aqui sua opinião ou comentário:

Seja o primeiro a comentar!