4 hábitos ruins que prejudicam suas finanças

Um dos maiores desejos do ser humano é enriquecer. Mas devido a alguns hábitos ruins, seu grande esforço para pode não ter o resultado esperado.

A grande realidade é que ninguém fica rico da noite para o dia … Se você pensa dessa forma, eu sinto muito. Pois na minha singela opinião, isso só será possível se um dia você acordar inspirado, com muita sorte,  jogar e ganhar  na Mega Sena.  Outra possibilidade é você ser o único herdeiro de algum milionário ou se casar com alguém que tenha muito dinheiro (o famoso golpe do baú).

No blog Escolhas financeiras, você descobre  Como ficar rico rápido com a mudança de hábitos financeiros , onde seguindo um passo a passo, com foco e determinação, você atinge seus objetivos.  E neste artigo, você verá alguns hábitos ruins que se você seguir,  poderão prejudicar e retardar os seus ganhos. E isso é algo que ninguém deseja…

Se você “se reconhecer” em algum deles, é melhor deixá-lo de lado o quanto antes. Essas dicas não te ensinarão como ficar rico da noite para o dia, mas você verá que existem outras formas de como ganhar dinheiro sem muito esforço. Basta disciplina e paciência!

4 hábitos ruins que prejudicam suas finanças

4 hábitos ruins que prejudicam suas finanças

1. Não definir um valor mensal para poupar é um dos principais hábitos ruins

Essa é estratégia mais adotada pelas pessoas é também a mais fácil: poupar somente o que sobrar de dinheiro no final do mês. Apesar de simples, ela não é a mais indicada.

O que deve ser feito é exatamente o contrário: assim que você receber o seu salário, você já deve definir um valor mensal para poupar,  investir uma quantidade de dinheiro pré-estabelecida de acordo com um planejamento financeiro que busque a conquista dos seus objetivos.

Ou seja, o valor a poupar deve tornar-se a sua principal prioridade. E você evita que ‘tentações consumistas’, que sempre aparecem durante o mês, façam com que você gaste mais do que deve.

2. Ser muito conservador nos seus investimentos

Como já garantimos que o valor a ser poupado, temos que preocupar agora em investir bem.

Esta recomendação pode ser um pouco controversa, já que o normal vermos diversos blogs e sites de Finanças Pessoais é sugerirem que você seja conservador nos seus investimento. Isto porque, como não é possível fazer um acompanhamento mais individual, fica mais difícil explicar todos as ‘facetas’ dos investimentos de maior risco de modo que as pessoas realmente entendam onde estão colocando o seu dinheiro.

4 hábitos ruins que prejudicam suas finanças

 

Por outro lado, ser muito conservador irá certamente restringir as suas possibilidades de ganhos. O mais interessante é conseguir definir uma estratégia que combine uma ‘cesta’ de posições em investimento de maior e menor risco.

Não estou sugerindo nenhuma loucura. Você não precisa ser um investidor ‘kamikaze’ nem um ‘Lobo de Wall Street’. Mas também não precisa ter 100% do seu dinheiro aplicado na tradicional Poupança.

3. Investir e ‘esquecer’ o seu dinheiro também é um dos hábitos ruins

Investimento é similar a educar uma criança: exige dedicação, carinho e cuidado. É preciso estar sempre atento às condições da economia e também aos novos produtos financeiros oferecidos pelo mercado.

Por exemplo, até pouco tempo atrás, os investimentos em Renda Fixa estavam perdendo a sua atratividade devido às baixas taxas de juros. E em cerca de 3 anos, a situação mudou por completo!

Hoje com a alta dos juros, especialistas em finanças também recomendam investir no Tesouro Direto, que rendem muito mais que a poupança.

Você não precisa se tornar um viciado ou um expert em investimentos. Mas uma boa dose de curiosidade já ajudaria bastante. E se esta realmente não for a ‘sua praia’, busque ajuda: pode ser uma amigo, um parente ou um Planejador Financeiro certificado. Mas nunca deixe o seu dinheiro abandonado, caso contrário ele também irá te abandonar. Nesse caso, não cometa este “erro” de investir e esquecer do seu dinheiro.

4. Não fazer um ‘Planejamento Tributário’ dos seus investimentos

Quanto mais de longo prazo for o seu investimento, maior a necessidade de se fazer um ‘Planejamento Tributário’.

Por exemplo,você fez uma análise antes de contratar um Plano de Previdência? Seria melhor o PGBL ou o VGBL?

5. Gastar muito!

Gastar muito e sem necessidade é o pior dos hábitos! Por esse motivo deixei por último.  Aqui, o maior problema não é simplesmente gastar muito: se você tiver muito dinheiro, pode se dar o privilégio de gastar um pouco mais.

O maior problema é Gastar Mal. Evite os hábitos ruins, procure economizar dinheiro, e deixe de adquirir objetos supérfluos ou realizar compras por impulso.

Boa sorte!

Se você gostou do artigo deixe um comentário e compartilhe com seus amigos nas redes sociais.

Sobre o autor | Website

Um Contador apaixonado por Finanças Pessoais, Empreendedorismo e Marketing Digital.

Curso online de eSocial atualizado!

Clique Aqui e Saiba Mais!
100% livre de spam.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário

*

CommentLuv badge

2 Comentários

  1. Otaviano disse:

    Excelentes dicas!
    Infelizmente no Brasil não temos uma boa educação financeira. O resultado disso é catastrófico, milhões de família se afundando cada vez mais na inadimplência.
    Por isso acho muito importante difundir a cultura do empreendedorismo, pois traz mais empoderamento para as pessoas, o que pode ser um bom caminho para a emancipação social.