Contabilidade Reginaldo de Souza

O que são os princípios de contabilidade?

Os princípios da contabilidade são as normas que vão representar a essência das doutrinas que se relacionam com essa ciência.

É importante facilitar um pouco mais o entendimento que pode existir ao se tratar dos princípios da contabilidade. O principal é buscar boas informações e fazer com que o entendimento aconteça da melhor forma possível.

Por todas essas razões, é que seguir as normas brasileiras de contabilidade irão fazer com que tudo seja mais fácil. Vale destacar que trata-se do CFC (Conselho Federal de Contabilidade) e os princípios 7 e 6 tratam disso tudo.

O texto vai tratar desse tema e tem a ideia de auxiliar a todos a entender melhor esse assunto tão relevante. Ainda bem que os próximos tópicos vão mostrar mais sobre os princípios da contabilidade e todas essas coisas.

5ace28800ac26 tecnico em contabilidadeadministracao de financas - O que são os princípios de contabilidade?

Tipos de princípios da contabilidade?

Todos os princípios da contabilidade vigentes no Brasil não passam de 6, porém não existe ordem de importância entre todos. Para permitir um melhor entendimento é a hora mais acertada para conferir mais a seguir:

Princípio da entidade

O objetivo real do princípio da entidade está diretamente ligado com o patrimônio, ou seja, o mesmo trata de um tema específico. É referente ao fato de os bens da entidade não serem confundidos com os bens particulares dos seus sócios.

Um fato muito interessante é aquele ligado com a autonomia patrimonial e vai abranger a relação com o patrimônio de outras empresas. Um exemplo é um relatório que mostre uma diferenciação dos patrimônios da organização.

Princípio da competência

O princípio da competência irá determinar que a receita e também a despesa precisam ser incluídas. Obviamente que trata-se dos registros da entidade num período pertinente, sendo de maneira independente.

Um bom exemplo é a venda que for feita em dezembro de um ano, porém com boleto gerado em janeiro do ano superior. É preciso que seja registrado pelo ano da venda e nunca pelo ano em que o pagamento foi realizado.

Princípio da continuidade

É referente ao fato de a contabilidade da empresa ser praticada partindo do pressuposto de manter as atividades. Esse tipo de hipótese deve ser mantido até que possam surgir maiores evidências contrárias a tudo isso.

O principal é mostrar que será independente ao fato de a suspensão dessas atividades ter a chance de provocar maiores efeitos. A utilidade dos ativos pode ser afetada diretamente, portanto, é indicado ter atenção para que tudo funcione melhor e exista continuidade.

Princípio do registro pelo valor original

Esse tipo de princípio vai dizer que as transações com o mundo exterior precisam ser registradas por valores na moeda do país. Isso vai valer para negociações que aconteçam com moedas estrangeiras como um todo.

Esse valor original irá determinar qual é a linha de base do registro patrimonial e não vai ser alterado. O registro pelo valor original será dividido em um custo histórico com a variação do custo histórico.

Princípio da prudência

É conhecida também como princípio do conservadorismo e terá muita relação com a prudência como um todo. A ideia principal é deixar a empresa mais preparada para aqueles cenários em que o momento não é dos melhores.

É adequado mostrar que por meio desse princípio, irão existir mutações de origem sempre patrimonial. Tendo um impacto sobre o patrimônio líquido, sempre lançando as atualizações e deixando tudo melhor ainda.

Princípio da oportunidade

Vale destacar que esse princípio de oportunidade vai precisar ser subdividido por um princípio da integridade e da tempestividade. Determinando que a contabilidade de uma empresa possa vir a produzir informações íntegras.

Esse vai ser o momento mais acertado para aplicar quando existir uma variação patrimonial da entidade, fazendo com que possam ocorrer pelo fato de as transações serem realizadas com entidades de outras atividades.

Sobre o autor | Website

Um Contador apaixonado por Finanças Pessoais, Empreendedorismo e Marketing Digital.

Faça seu cadastro gratuito e receba nossas dicas sobre Contabilidade e Finanças em seu e-mail!

100% livre de spam.