Como organizar as finanças pessoais sem dificuldades
Quando o assunto é organizar as finanças pessoais, todos nós temos que mudar os hábito quando necessários aprender a planejar e controlar o nosso seu dinheiro de maneira adequada. A primeira regra é ter muita disciplina.
O objetivo do artigo de hoje, é apresentar dicas importantes para que você consiga planejar sua vida financeira e evitar problemas futuros. Você poderá ver a seguir alguns hábitos que irão te ajudar nessa caminhada. Lembre-se que para se criar um hábito, é preciso estar em contato com ele todos os dias.
Após ler esse artigo você estará apto para organizar o seu orçamento individual e familiar. É só colocar tudo em prática.
Como organizar as finanças pessoais
1. Coloque suas contas na ponta do lápis. Todas as suas despesas e receitas (contas de luz, gás, telefone, IPTU, IPVA, faturas do cartão de crédito, boletos e carnês diversos); anote também as datas de vencimento. Se for o caso utilize uma planilha de finanças pessoais.
2. Faça um planejamento financeiro mensal. Faça as perguntas: Quanto eu realmente ganho por mês? Quanto gasto por mês? Sobra ou falta dinheiro a cada mês?
Para organizar suas finanças pessoais, você nunca deve ter suas despesas mais altas que sua receita. Da sua renda total, procure reservar 20% para projetos e 5% da renda deve ser gastos com lazer e diversão.
3. Defina projetos e estimule a economia de dinheiro para adquirir algo especial. Abra uma poupança e deixe um pouco por mês para emergências.
4. Se seu planejamento está pronto e você vê que está gastando muito comendo fora, passe a levar marmita. Se verificou que toma café todos os dias no bar e poderia tomar em casa ou no serviço sem gastar, prefira economizar.
5. Compartilhe com toda a família o seu planejamento financeiro pois podem haver mudanças necessárias que precise da colaboração de todos.
6. Está com dívidas? Defina os prazos possíveis para quitá-las. Evite ao máximo entrar no cheque especial e as compras a prazo. Controle o uso do cartão de crédito. Fique de olho nos gastos excessivos e evite empréstimos.
7. Para àqueles que precisam de uma ajudinha, existem muitos aplicativos, planilhas e programas para organizar finanças pessoais grátis, que são capazes de te ajudar a se organizar. Você também pode optar pelo débito automático, essa é uma boa maneira de não perder os vencimentos, e manter organizadas suas finanças. Mas faça isso somente se tiver dinheiro em sua conta.
Se você gostou do artigo compartilhe e deixe aqui seu comentário.
Olá!
Como faz quando uma pessoa assim como eu, que já sou muito organizada, tinha toda a minha situação financeira sobre controle.
Eu economizava 20% do meu salário todo mês, mas com a crise, aumentou o aluguel 25%, a água 85%, a luz 75%, o supermercado 65%, o combustível 25%.
Com todos estes aumentos, o meu salário não dá mais para pagar as minhas despesas, eu estou precisando usar 20% a mais do meu salário retirado das minhas economias de quase 5 anos.
No meu caso, como eu devo fazer, estou vendo minhas economias sumirem e não sei o que fazer.
Olá Darc. Uma planilha de controle de gastos pode auxiliar muito em momentos como esse. Mas eu considero a alternativa de encontrar novas fontes de renda. Foi o que eu fiz e acabou dando certo. Abraços!
Quanto mais antes começar melhor. Muita gente se arrepende de não ter começado cedo. Será uma decisão muito inteligente de sua parte. Parabéns!