Se tem uma coisa que em tempos de crise financeira incomoda muito e faz perder noites de sono é não conseguir sair das dívidas.
Quando elas estão atrasadas, ou acumuladas, ficamos bem desanimados, e de imediato pensamos em cortar todos os acúmulos extras que são possíveis.
Começamos bem no inicio do mês, mas em determinado momento perdemos o fio condutor da prosperidade financeira e acumulamos um pouco mais de dívidas as já existentes.
Algumas dicas são importantes para se brecar as contas e não permitir que elas se acumulem mais e mais. Veja algumas.
Como sair das dívidas rapidamente
Se as dívidas forem com cartões de crédito, então, é mais difícil ainda. Pois pagamos um boleto, e logo em seguida quando o banco liberar o crédito já estamos a fazer outras.
E isso não é, muitas vezes, irresponsabilidade. Há gastos importantes que chegam e não podem ser omitidos. Como o aumento de impostos nas contas de água e luz, que não tem relação com o aumento ou diminuição do consumo dentro de casa, e tantos outros que a crise financeira, que não foi causada por você, trás.
É preciso encarar de frente
Mas como? Reconheça prontamente o seu estado de dívida, comunique a todos da família para que tenham uma consciência disso.
É preciso parar de amontoar dívida sobre dívida: Principalmente se você tem dois ou mais cartões de crédito, abra mão deles e procure ficar com um somente.
Some todas as suas dívidas, o quanto antes: Ignorá-las só fará com que você as atrase ainda mais. Uma outra coisa é fazer um planejamento acertado de quais dívidas deve ou não pagar, por causa dos juros que cada uma possui. Será necessário saber quais são mais caras pra você, e quais podem esperar mais um pouco.
Tenha um plano de ação consistente
A principal delas é pesquisar maneiras de lidar com as dívidas de forma prática e inteligente. Vale pesquisar na internet. Existem muitos sites e cursos que ajudam, e muito, a você se conduzir nestes assuntos com muita cautela.
Alguns livros e cursos oferecidos no mercado podem te dar uma orientação mais detalhada sobre como você pode negociar as dívidas de forma real. Digo isso por experiência própria.
Além de muitas outras soluções para que você possa sair do redemoinho de dívidas de forma mais acertada. Isso te fará admitir, o quanto antes a sua situação, e já correr para a solução.
Fora o desgaste físico, há também o desgaste emocional que acaba sendo o responsável por muitos desajustes em casa, entre casal, ou mesmo entre os filhos. Coisas que devemos evitar mesmo.
Encarar a situação de frente e dar o primeiro passo te dará maior condição de vencê-la, basta tentar e jamais desistir.
Deixe um comentário