Simples maneiras para conquistar a sua Liberdade Financeira.

Tempo de leitura: 12 min

Escrito por Reginaldo de Souza
em 26 de agosto de 2016

Compartilhe agora mesmo:

Conquistar a liberdade financeira é o sonho de muitas pessoas. E qualquer pessoa pode conquistar a sua e passar a viver apenas de renda passiva? Só você pode decidir quando começar.

Existe uma grande diferença entre querer algo e de fato lutar por este algo para conquistá-lo. Esta frase pode ser aplicada em várias esferas de nossas vidas, inclusive na busca pela liberdade financeira.

Se você chegou até este artigo é, bem provável que, porque é uma pessoas é alguém que está procurando por conhecimento e busca alternativas inteligentes para lidar com as finanças. Nunca é tarde para começar, mas quanto mais cedo você fizer isso, mais tempo terá para colher os frutos de sua decisão.

O caminho da liberdade financeira

Algo muito interessante que eu tenho observado, é  uma grande quantidade de pessoas que diz querer ter liberdade financeira, mas que continua com os mesmos velhos hábitos que seguem no caminho contrário deste objetivo.

Algumas decisões que você toma vão causar impacto por toda a sua vida. São as suas escolhas que vão mudar seu padrão financeiro – e podem deixar sua conta sempre no azul.

Acredito que você já tenha ouvido alguém falar essa frase: “Estou cansado do que eu faço. Queria me livrar do chefe chato, das longas jornadas de trabalho e ganhar pouco. É o meu sonho”.

Mas será que isso realmente acontece? Veja o que revelam as estatísticas do que acontece com pessoas que começam a trabalhar aos 20 anos, quando chegam na idade de se aposentar.

1% fica independente financeiramente.
4% aposenta-se com algum conforto.
3% Ainda precisa trabalha para se manter com algum conforto.
63% depende do governo ou de caridade.
29% morreu.

A triste verdade é que cerca do 95% dos brasileiros se aposentam pobres, e isso depois de trabalharem a vida toda!

O que é Liberdade Financeira?

O conceito de liberdade,  financeira seria não depender da renda ativa do seu trabalho principal para pagar suas contas e realizar seus gastos com lazer. Ou seja, a renda passiva gerada por investimentos (por exemplo: aluguel de imóveis, produtos financeiros, dividendos de ações, títulos públicos…) serão sempre superiores às suas despesas mensais.

Isso significa menos horas trabalhadas naquilo que você não gosta e mais dinheiro no seu bolso.

Eu acredito que ser financeiramente independente é ser livre. É podermos escolher trabalhar exclusivamente com aquilo que gostamos.

Então porque trabalhar a vida toda e esperar conquistar a Independência Financeira somente após a aposentadoria, se podemos fazer isso enquanto somos jovens?

O significado do dinheiro

Pode parecer bobagem, mas entender o que realmente o conceito de dinheiro é para você é muito importante. O dinheiro pode ter um significado diferente, pois é carregado de emoções e história, por exemplo, quando se acredita que o dinheiro irá garantir prestígio, autoridade e reconhecimento social: Ou, então, para proporcionar prazer, felicidade, bem-estar psicológico e material, auto-estima, esperança e harmonia nas relações interpessoais; Ou ainda como fonte de segurança.

Gastar seu dinheiro com roupas e sapatos, além de viagens e outras coisas, não está errado. Desde que você tenha renda ativa e, principalmente, renda passiva para sustentar seus gastos.

Ganhar muito dinheiro não é pecado, pecado é não saber administrá-lo de forma que ele lhe garanta liberdade.

Alguns associam o dinheiro ao Sucesso ou Fracasso na vida. E para você, o que é o dinheiro? Responder esta pergunta honestamente, sem preconceitos religiosos ou morais vai determinar algumas razões do porquê você age de determinada forma.

Tudo aquilo que fazemos, inclusive a auto-sabotagem que nos impede de enriquecer é realizado com uma boa intenção. Trata-se do nosso cérebro buscando algum benefício de prazer em nossas ações. Sempre somos impulsionados para ter prazer ou evitar a dor.

Você já ouviu a expressão que ter muito dinheiro é ter muitos problemas? Ter muito dinheiro é, para a maioria de nós, algo desconhecido. E o cérebro tende a temer o desconhecido, preferindo sempre ficar em uma zona de conforto.

Por isso é preciso clarear a mente e se perguntar:

Se eu ficar rico, o que de melhor vai acontecer?
Se eu ficar rico, o que de pior vai acontecer?

A verdadeira riqueza não é somente dinheiro no banco. É também um estado mental de abundância e prosperidade que envolve muito mais atitude do que pedaços de papel na carteira. Envolve todas as áreas da sua vida

Deseje ardentemente ser rico

Não importa qual seja o seu patamar de independência ou liberdade financeira, pra você realizá-lo, você precisará:

1) Visualizar claramente em sua mente;

2) Elaborar um plano para realizá-lo;

3) Ter a saúde financeira em dia para que possa financiá-lo com segurança.

A fórmula secreta para a Liberdade Financeira é…

Para iniciar sua nova jornada ao enriquecimento é muito simples, pegue o valor da sua receita mensal e diminua os seus gastos, o resultado nunca deverá ser negativo! Utilize o valor que “sobra” para poupar e investir. Difícil?

Seguindo esta fórmula para a liberdade financeira ao longo de sua vida, a tendência natural é você ficar mais rico e mais livre. Assim qualquer pessoa que trabalha consegue ser financeiramente independente.

Inicie com um bom planejamento do seu orçamento. Adote uma planilha, elabore a sua, use um APP ou escreva num caderno, não importa, importante é anotar tudo você ganha e gasta todo o mês. Analise de vez em quando suas contas no semestre ou no ano. Conhecer-se é a forma mais eficaz de controlar as finanças. Não esqueça dos gastos eventuais (como os impostos IPTU, IPVA, gastos nas viagens, etc ) que acabam pesando no seu orçamento.

Combata com ferocidade suas dívidas mais caras. São aquelas em que os juros ou valores são maiores (cartão de crédito, cheque especial, financiamento de um carro ou da casa). Diagnostique os compromissos já contraídos e procure detectar onde está o ralo financeiro. Procure combater a causa do seu endividamento e não o seu efeito.

Controle seus gastos

Com o controle do orçamento bem definido é possível definir quanto será destinado para o pagamento destas dívidas. Troque dívidas mais caras pela menores, com juros menores e, não faça novas dívidas até o total controle de sua vida financeira.alternativa.

Um exemplo de contas a anotar:

Gastos fixos: Aluguel, condomínio, dívidas, assinatura de TV a cabo, internet e prestações de financiamento.
Gastos variáveis: Conta de luz, telefone, água, gás.
Gastos variáveis: Cinema, restaurantes, roupas, transporte, educação e outros.

Organize-se para os eventos imprevistos
Deixe reservado o seu Fundo de Emergência. Uma reserva que você precisa ter para simplesmente poder dar um rumo em sua vida em caso de imprevistos como desemprego, doenças e outros que alterem ou até mesmo cessem sua renda. Geralmente de 6 a 12 meses dos seus ganhos mensais.

Dica mais avançada: Inclua por primeiro os valores a serem poupados para a realização da sua meta. No processo de modificação mental e de atitudes de seus hábitos financeiros, não deixe nenhum centavo sem destino, pois dinheiro solto é perdido/gasto sem perceber. Por isso, Poupe ao menos 10% de sua renda líquida.

Se possível aumente esse percentual sempre que puder.

Deixe o Dinheiro Trabalhando Para Você rendendo bons frutos

Os Juros Compostos são um conceito matemático que fez e faz todos que o utilizam corretamente enriquecerem. É a existência desse conceito que vai te permitir  a Conquistar sua Liberdade Financeira!

A Fórmula mais simples é:

Montante = Capital . (1 + taxa)tempo

Montante é o valor final do Capital mais os Juros Compostos acumulados. É o que vai ficar na sua conta! Para fazer você ficar rico bastam 3 coisas dessa fórmula: reinvestir o capital acumulado (C), a rentabilidade que você escolhe (taxa) e o tempo.
Quanto menos você utilizar o dinheiro que investe, maiores serão os valores gerados nos juros. Evite a todo custo realizar retiradas do montante acumulado com seu fundo de emergência.

Os produtos financeiros existentes no mercado possuem diferentes taxas de juros.

  • Investimentos financeiros existentes no Brasil

Quanto mais tempo seu dinheiro estiver investido, maior a incidência dos juros sobre juros em cima do seu investimento inicial.

Os juros compostos amplificam o crescimento do seu dinheiro. Da mesma forma que investir maximiza seu potencial de ganhos, os juros compostos maximizam o potencial de ganhos do seu investimento.

O caminho da liberdade financeira

Como encontrar o seu caminho para a liberdade financeira?

Não fique andando em círculos. Prepare-se para essa mudança. Ela será diferente para cada pessoa, mas provavelmente vai incluir uma ou mais das seguintes opções:

  • Desenvolvimento de carreira e trabalho
  • Coaching Financeiro
  • Identificar a sua visão de vida e futuro
  • Educação continuada para desenvolver inteligência financeira
  • Avaliar o impacto financeiro com ou sem a ajuda de um consultor
  • Sobre o Tempo que você usa

O dinheiro não compra felicidade. O dinheiro não compra tempo mas, em compensação, quando você tem dinheiro trabalhando para você, sobra tempo para os momentos de felicidade. Considerando que esses momentos são os que mais gostamos na vida, quem não quer ter “tempo de sobra” para realizar-se como pessoa?

Que tal ter mais tempo para ler o livro que você comprou e eixou para ler depois? Ou então, começar a se dedicar a seu hobbie? Ter tempo de se exercitar e perder aqueles quilos a mais que estão entortando sua silhueta?

Dedique tempo à construção de seu plano de independência financeira no papel ou planilha. Estabeleça suas metas. Tenha a disciplina para poupar e investir. Procure organizar suas finanças, elimine gastos desnecessários, e estabeleça um objetivo.

Busque bons relacionamentos. Amizades dizem muito sobre os seus valores e comportamentos. Amigos, parceiros amorosos, família não são apenas para saber como se divertir ou passear no fim de semana, mas sim para dividir ideias e assim crescer financeiramente.

Se você não começou desde cedo a criar sua independência financeira, não tem problema. O Importante é começar o quanto antes. É organizar as finanças, eliminando gastos desnecessários e começando a investir.

Um desempregado tem tempo mas não tem dinheiro. Isso não bom. Tampouco ter dinheiro e não ter tempo para usufruí-lo não é bom. Creio que uma bom equilíbrio é ter dinheiro e tempo para alcançar uma excelente qualidade de vida.

Use a Lei de Paretto: gaste sempre 80% do seu tempo, no mínimo, com a solução e apenas 20%, no máximo, com o problema. Porque o tempo que passamos remoendo, pensando ou imaginando consequências de um problema acaba transformando pequenas questões em grandes monstros. E não resolve nada.

Como fazer dinheiro e alcançar a liberdade financeira?

Se você não consegue mais diminuir seus gastos ou quer acelerar o processo de enriquecimento e proclamar sua independência financeira o quanto antes, então busque formas alternativas de multiplicar sua renda.

Para se viver mais da renda de seus investimentos e menos da renda de seu trabalho é preciso primeiro se esforçar para aprender a cuidar bem dos investimentos, entender um pouco mais de bolsa, etc…

Administrar patrimônio é quase um trabalho, e como tal, precisa de preparo…. Mas é dessa administração que virá sua independência financeira.

Busque a renda extra para gerar a renda passiva

Seja através de um “negócio de final de semana” ou buscando se desenvolver no trabalho. Você pode conseguir um aumento melhorando seus conhecimentos e habilidades através de cursos ou conseguindo novos certificados. Se, mesmo assim, você não conseguir com o seu chefe esse aumento, seu currículo o colocará em melhor posição para tentar um novo emprego.
Sempre em Frente. Devagar, mas constante.

Comece com pequenas mudanças e verás grandes resultados ao persistir. Guarde R$ 5,00 por dia. Economizando em pequenos detalhes… café da manhã, no almoço, na gasolina, no lanche ou no cafezinho da tarde. Vá a outros restaurantes, escolha outro caminho para ir trabalhar. Deixe o carro na garagem. Exercite-se vá caminhando de transporte público (sei que não é fácil, mas ser rico vale a pena, acredite).

Sonhar é preciso, nos motiva a seguir em frente. Quando alguém não tem sonhos, não sabe porque o sacrifício de poupar e fica mais fácil permanecer no desequilíbrio financeiro e sofre aquela sensação de frustração. Persiga seu sonho e o transforme em metas. A liberdade financeira virá atrás de você.

Defina suas Metas Financeiras

Definir metas para a sua vida é uma atitude extremamente poderosa. Fazendo direito, você estará criando seu próprio futuro independente.

Uma meta pode ser definida como boa quando desafia você. Quando o incentiva a sair da cama cedo para cumpri-la. Quando lhe dá energia para cobrar mais de si mesmo do que qualquer outra pessoa jamais cobraria. Quando preenche seus sonhos mais profundos.

Traçar metas é apenas o primeiro passo. Revise-as constantemente. Afinal, sua vida sempre mudará para melhor. Então, suas necessidades e desejos sempre alterarão no decorrer da jornada.

Para alcançar a liberdade financeira caminhe com pessoas iguais que desejam o mesmo objetivo

Sozinho você vai rápido. Junto vai mais longe. É crucial envolver família e relacionamentos amorosos no processo de independência financeira. Isso evitará desavenças. É como diz o dito popular: “quando as dívidas batem na porta, o amor pula a janela!”. Ninguém enriquece sozinho.

Torne-se o Gerente Financeiro da sua casa administrando de maneira correta, o dinheiro da “sua própria corporação”, para ela não falir. Tenha portanto um planejamento  para chegar daqui a três, cinco e dez anos numa condição muito melhor que a atual. Todas as decisões financeiras importantes devem ser tomadas pensando não apenas no quadro atual, mas sim olhando para o futuro. O seu futuro de liberdade.

Faça aquilo que ama ou ame aquilo que faz. Prazer e satisfação geram mais resultados. Ao realizar nossas atividades com otimismo e bom humor, nosso cérebro e corpo respondem melhor aos nossos desejos. Fica mais prazeroso conseguir o dinheiro que você precisa para se tornar independente. Por fim, evite trabalhos que você não irá crescer intelectualmente. Busque novos rumos intelectuais e financeiros.

O aumento do seu patrimônio em ativos é que dá dinheiro e liberdade financeira para quem não nasceu rico. E isso exige tempo, dedicação e disciplina. É muito importante ser muito paciente nesta jornada.

Pronto! Você acabou de ler um resumo geral de tudo o que escrito neste blog,  pesquise e encontre outras dicas e opções. Como estou seguindo o meu caminho até a liberdade financeira, você também é capaz de chegar lá. E coisas novas estão por vir. Que tal viver de renda passiva?

Compartilhe agora mesmo:

Cadastre-se para receber nossas atualizações por e-mail!

100% livre de spam.

Você vai gostar também:

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário


*


*


CommentLuv badge

1 Comentário

  • Tiago disse:

    Como definir metas financeiras com eficiência? Tenho tentado mas não consigo elaborar nada

  • Damos valor à sua privacidade

    Nós e os nossos parceiros armazenamos ou acedemos a informações dos dispositivos, tais como cookies, e processamos dados pessoais, tais como identificadores exclusivos e informações padrão enviadas pelos dispositivos, para as finalidades descritas abaixo. Poderá clicar para consentir o processamento por nossa parte e pela parte dos nossos parceiros para tais finalidades. Em alternativa, poderá clicar para recusar o consentimento, ou aceder a informações mais pormenorizadas e alterar as suas preferências antes de dar consentimento. As suas preferências serão aplicadas apenas a este website.

    Cookies estritamente necessários

    Estes cookies são necessários para que o website funcione e não podem ser desligados nos nossos sistemas. Normalmente, eles só são configurados em resposta a ações levadas a cabo por si e que correspondem a uma solicitação de serviços, tais como definir as suas preferências de privacidade, iniciar sessão ou preencher formulários. Pode configurar o seu navegador para bloquear ou alertá-lo(a) sobre esses cookies, mas algumas partes do website não funcionarão. Estes cookies não armazenam qualquer informação pessoal identificável.

    Cookies de desempenho

    Estes cookies permitem-nos contar visitas e fontes de tráfego, para que possamos medir e melhorar o desempenho do nosso website. Eles ajudam-nos a saber quais são as páginas mais e menos populares e a ver como os visitantes se movimentam pelo website. Todas as informações recolhidas por estes cookies são agregadas e, por conseguinte, anónimas. Se não permitir estes cookies, não saberemos quando visitou o nosso site.

    Cookies de funcionalidade

    Estes cookies permitem que o site forneça uma funcionalidade e personalização melhoradas. Podem ser estabelecidos por nós ou por fornecedores externos cujos serviços adicionámos às nossas páginas. Se não permitir estes cookies algumas destas funcionalidades, ou mesmo todas, podem não atuar corretamente.

    Cookies de publicidade

    Estes cookies podem ser estabelecidos através do nosso site pelos nossos parceiros de publicidade. Podem ser usados por essas empresas para construir um perfil sobre os seus interesses e mostrar-lhe anúncios relevantes em outros websites. Eles não armazenam diretamente informações pessoais, mas são baseados na identificação exclusiva do seu navegador e dispositivo de internet. Se não permitir estes cookies, terá menos publicidade direcionada.

    Visite as nossas páginas de Políticas de privacidade e Termos e condições.