Quando começam a organizar um orçamento pessoal, muitas pessoas cometem alguns erros básicos, que as impedem de colocar suas contas em ordem.
Deixar de considerar todos os gastos e pensar apenas em curto prazo estão entre os erros mais comuns. Ter uma planilha orçamentária mas não saber exatamente em que está sendo gasto não é suficiente para se dizer que está usando bem seu dinheiro.
Erros assim. podem ser fatais para você se endividar, ter menos dinheiro ao final do mês e, consequentemente, deixar de realizar seus objetivos financeiros.
Aqui abaixo estão erros mais comuns que as pessoas comentem ao tentar fazer um orçamento pessoal. Confira:
Os erros mais comuns no orçamento pessoal
1. Não destacar valores parcelados
Valores parcelados no cartão devem entrar no orçamento pessoal todos os meses, independentemente de quando vier a fatura. Muitas vezes, essas parcelas só aparecem na fatura na véspera do fechamento, então é muito comum que as pessoas ignorem esses gastos. Não cometa esse erro e mantenha o controle de todas as parcelas que estão por vir!
2. Não ter um fundo de emergência
Por mais difícil que seja, procure pensar sempre na possibilidade de haver emergências em sua vida, sejam elas de saúde, de manutenção do carro, ou até mesmo de reformas de última hora na casa. Esses são gastos imprevisíveis e, justamente por isso, devem contar com um “colchão” financeiro. Se você vive com o orçamento completamente no limite e não guarda nada para eventualidades, corre sério risco de se endividar quando elas ocorrerem.
3. Deixar de anotar pequenos gastos
Sabe o cafezinho na padaria? O gasto diário na banca de jornal? As compras de última hora na farmácia? Por menores que sejam esses gastos, eles também devem ser contabilizados. Deixar de considerá-los como despesas no orçamento é ignorar para onde vai seu dinheiro!
4. Acompanhar suas receitas e gastos apenas pelo extrato do banco
O extrato do banco não é o meio mais fácil de acompanhar seus gastos e receitas. Muitas vezes as movimentações são confusas e não ficam claramente identificadas no extrato. Se você tem dificuldades em ler seu extrato, procure utilizar aplicativos como o do GuiaBolso, que agrupam seus gastos e receitas de acordo com a natureza e facilitam a tarefa de categorização, análise e acompanhamento de suas movimentações financeiras.
5. Viver além de suas possibilidades financeiras
Por mais que você tente se enganar, não há como viver além de suas possibilidades financeiras. Seja realista e não ignore quando seu mês sempre termina no vermelho. Se for esse seu caso, procure já reduzir suas despesas e levar uma vida com menos gastos cotidianos.
6. Pensar em seu orçamento pessoal a curto prazo
Orçamento é também planejamento. Se planejar para o futuro é mais do que uma característica de pessoas organizadas, é uma necessidade de quem tem objetivos financeiros. Não deixe de pensar a médio e longo prazo, fazendo investimentos para o futuro e se prevenindo por meio de fundos de emergência.
7. Usar o cheque especial
Jamais use o cheque especial. Os juros cobrados são caros, há incidência de IOF (imposto sobre operações financeiras) e esse é um hábito perigoso para quem pretende regularizar as contas. Reorganize suas contas de forma a não precisar de usar esse tipo de crédito.
Conclusão
Quando se trata de finanças pessoais, a regra geral é você sempre ficar sabendo o quanto pode gastar para não se endividar no futuro e controlar estas receitas e despesas todo mês.
Você viu aqui os 7 principais erros que as pessoas cometem ao fazer seu orçamento pessoal. Será que você comete alguns desses erros?
Assumir o controle da finanças não é difícil, mas exige uma mudança de hábitos e muita disciplina, e recentemente eu li o e-book Livre-se das Dívidas e Realize seu Sonhos que ensina as pessoas que estão em dificuldades financeiras, como sair do vermelho e economizar para alcançar a independência financeira.
A Cristiane Gouget é mestranda em economia e estuda sobre finanças pessoais há mais de 10 anos, sendo os 4 últimos anos em atendimento aos alunos na análise de finanças pessoais.
O e-book vem com um bônus que te ajudará a organizar suas finanças de uma vez por todas, pois ela estará analisando as planilhas financeiras preenchidas por cada um dos alunos e irá te mostrar onde você poderá reduzir ou até mesmo cortar as despesas de acordo com as suas metas relacionadas a quanto tempo deseja a liberdade financeira.
>>> Baixe o e-book agora mesmo
Compartilhe sua experiência conosco aqui nos comentários! Não deixe de participar!
Deixe um comentário