Você sabe quais os documentos necessários para fazer a declaração de Imposto de Renda ? Que tal antecipar-se e deixar tudo preparado com antecedência?
Passado o carnaval, é hora de aproveitar para organizar os documentos e garantir a entrega da declaração do Imposto de Renda Pessoa Física de 2019 nos primeiros dias, e se for o caso, receber a restituição nos lotes iniciais. Em 2019, os formulários serão aceitos de 7 de março ao dia 30 de abril.
Para ter certeza de que a declaração não vai cair na malha fina, o contribuinte deve fazer os lançamentos de acordo com os informes de rendimento que tiver em seu nome e no nome de seus dependentes.
Conforme alertam especialistas, ter todas as informações com antecedência evita erros no preenchimento. Neste ano, devem declarar aqueles que receberam rendimentos tributáveis de até R$ 28.559,70, em 2018.
O planejamento antecipado evita que faltem documentos no momento de preencher a declaração ou que erros causados por desatenção ou pressa, como deixar de informar uma fonte pagadora ou incluir valores incorretos, façam o contribuinte cair na malha fina. Por isso, a dica é ficar atento e saber quais são os gastos mais comuns que precisam ser declarados no formulário.
Documentos necessários para a declaração do Imposto de Renda 2018
1) Informações gerais
Dados da conta bancária para restituição ou débitos das cotas de imposto apurado, caso haja;
Nome, CPF, grau de parentesco dos dependentes e data de nascimento;
Endereço atualizado;
Cópia da declaração de 2019;
Atividade profissional exercida atualmente.
2) Rendas
Informes de rendimentos recebidos das fontes pagadoras; do INSS; fornecidos por bancos; e de contribuições de previdência privada;
Informes de rendimento de aluguéis;
Informes de rendimento de instituições financeiras;
Cópias de recibos e notas fiscais fornecidos a pacientes/clientes (autônomos), bem como livro-caixa.
3) Pagamentos e doações
Documentos sobre rescisões trabalhistas, com valores recebidos em 2018(salários, 13º, FGTS, etc);
Informações e documentos de dívida e ônus contraídos e/ou pagos no período;
Recibos de doações efetuadas;
Dados do empregado doméstico com os recolhimentos ao INSS (nome, CPF, NIT e o valor total pago em 2018);
Recibos de aluguéis e de despesas escolares;
Nome e CNPJ dos beneficiários de pagamentos a pessoas jurídicas (hospitais, planos de saúde, despesas odontológicas, etc).
4) Bens adquiridos
Escrituras ou compromissos de compra e/ou venda de imóveis ou terrenos adquiridos/vendidos em 2018;
Documento de compra e/ou venda de veículos em 2018 e de bens por consórcios.
5) Dependentes
Nome e CPF dos dependentes maiores de 8 anos, ex-cônjuges e filhos (pensão alimentícia); dos beneficiários de despesas com saúde de doações e respectivo valor.
Para obter o CPF dos dependentes, caso ainda não tenha, basta se dirigir a uma agência da Caixa Econômica Federal, do Banco do Brasil ou dos Correios. É necessário apresentar o RG ou a certidão de nascimento da criança e um documento com foto que comprove a responsabilidade sobre o menor.
Documentos mais importantes
Os documentos necessários e mais importantes que precisam estar em dia são a cópia da declaração do Imposto de Renda do ano anterior (para comparação e checagem de informações), recibos, notas fiscais ou boletos pagos de transações patrimoniais, como a compra ou venda de imóveis ou veículos, recibos e notas fiscais de serviços médicos e odontológicos e comprovantes de contribuição previdenciária para empregados domésticos com carteira assinada.
Dados sobre empregados domésticos, aluguel, despesas com saúde, educação, investimentos e aplicações são imprescindíveis e merecem grande atenção. Por isso, é preciso deixar tudo organizado em uma pasta, especialmente os informes de rendimentos, para não ter dor de cabeça durante a entrega
O rascunho da declaração do IR 2019 já está disponível
Para evitar dor de cabeça na entrega, o contribuinte pode optar por fazer o rascunho da declaração, mesmo ainda sem os documentos necessários, no site da Receita.
Esse recurso importa dados de 2018 e traz a maioria dos questionamentos que virão no preenchimento da declaração oficial. Usar a ferramente é uma ótima saída para evitar erros.
É sempre melhor porque a pessoa evita erros. Além disso vai se preparando desde já quanto ao valor que terá de desembolsar de imposto antes mesmo de enviar a declaração.
No site da Receita Federal também é possível conferir as informações sobre quem deve declarar imposto de renda, Seria interessante você entrar para consultar maiores detalhes.
Se você gostou do artigo, deixe seu comentário e compartilhe nas redes sociais.
Deixe um comentário