Se você está no aperto e não consegue mais pagar as contas em dia, poderá contar com o auxilio de planilhas financeiras no controle dos seus gastos.
Dessa forma você terá mais uma ferramenta para virar o jogo e modificar as coisas a seu favor.
Uma planilha de orçamento doméstico bem planejada é de suma importância para aquelas pessoas que desejam planejar, organizar e equilibrar suas contas e pode trazer uma maior estabilidade para sua vida financeira.
Um orçamento doméstico é algo extremamente importante para as famílias na atualidade. Todas as receitas, gastos e dívidas devem ser registrados. Entretanto, muitas pessoas não têm o cuidado de planejar sua vida financeira. E esse descuido tem o seu preço: contas atrasadas, cartão de crédito estourado, cheque especial no limite e muitas preocupações como consequência.
Você já deve ter visto em um meu outro artigo como montar uma planilha de gastos pessoais, onde eu indiquei a mesma que eu utilizo, que foi criada pelo meu amigo Leonardo Rocha, autor do e-book gratuito “Diga Adeus à Poupança – Aprenda a investir com segurança em 4 simples passos”, e também do Curso Tesouro Direto Express.
Se você precisa de um curso mais avançado sobre o Tesouro Direto clique aqui!
>>>Clique aqui e veja a planilha que eu utilizo<<<
É claro que você não precisa utilizar a mesma planilha que eu uso. O recomendável é que você utilize aquela que mais adaptar-se com sua realidade, o que pode ser até mesmo um caderninho.
Exemplos de planilhas financeiras para baixar
Planilha de orçamento e planejamento familiar
Planilha excel para controlar gastos com cartão de crédito
Planilha de orçamento doméstico
Depois de escolher a Planilha que melhor atende o seu caso, o próximo passo é lançar nela todos os seus gastos, despesas e receitas do mês. É importante fazer isso de forma regular, com bastante disciplina, para que o orçamento doméstico faça o seu papel. Não se esqueça de salvar o arquivo quando terminar de inserir os dados.
Veja abaixo uma lista de despesas que podem ser controladas a partir de uma planilha de orçamento doméstico:
- Aluguel ou prestação da casa própria
- Receitas extraordinárias
- Pagamento de dívidas em atraso
- Receita total
- Despesas
- Custos com a moradia
- Aluguel
- Condomínio
- Prestação da casa
- Conta de luz
- Conta de água
- Gás
- Impostos
- Telefone
- Celular
- Consertos/manutenção
- Alimentação
- Supermercado
- Feira/sacolão
- Transporte
- Prestação do carro
- Seguro
- Combustível
- Estacionamentos
- Impostos
- Ônibus/metrô/trem
- Gastos com medicamentos
- Plano de saúde
- Médicos/dentistas
- Mensalidades escolares/ faculdade
- Farmácia
- Educação
- Cursos extras – idiomas/especialização
- Vestuário
- Lazer/informação
- Academia
- Jornais/revistas
- Imposto de Renda (adicional)
- TV por assinatura
- Lavanderia
- Internet
- Lazer, entre outros
De acordo com uma pesquisa recente do IBGE, a média das despesas do brasileiro se divide de acordo com os seguintes percentuais:
- Alimentação: 20,75%
- Moradia: 35,50%
- Transporte: 18,44%
- Saúde: 6,49%
- Educação: 4,08%
- Higiene pessoal: 2,17%
- Vestuário: 5,68%
- Cuidados pessoais: 1,01%
- Cultura e lazer: 2,39%
- Outras despesas: 2,86%
Apesar de a planilha de orçamento doméstico ser bastante abrangente, nem sempre conseguimos prever todas nossas despesas. Nesse caso, seria interessante que você fazer mais uma coluna e reservá-la para algum gasto extra que possam surgir dentro do do mês.
Organizando todas as suas despesas
Ao utilizar uma planilha de orçamento doméstico, você terá melhores condições de organizar financeiros de forma eficiente e mais rápida, não sendo necessário possuir qualquer conhecimento específico de administração, finanças, contabilidade ou economia para conseguir manusear todos os dados da planilha.
O uso de planilhas financeiras só trarão um resultado efetivo após três meses seguidos de controle. É quando você enxerga como é realmente o seu perfil. Vê como e quanto gasta por mês e no que gasta. Isso faz com que você se conscientize e mude em seu orçamento tudo aquilo que precisa ser modificado, diminua os gastos, especialmente no que se refere aos supérfluos.
Garanto que depois de começar a controlar seus gastos, você nunca mais terá problemas financeiros pelo motivo de indisciplina.
Então, se você não souber como fazer suas planilhas financeiras, baixe uma das aqui indicadas e passe a controlar bem o suado e merecido dinheiro que você ganha todo mês! Seu bolso agradece!
Deixe um comentário