Cerca de 62% dos brasileiros vivem endividados (fonte). Isso acontece na maioria das vezes por falta de um planejamento financeiro pessoal adequado. E sem planejamento é capaz que você não chegue a lugar algum.
Qual a importância de um planejamento financeiro pessoal?
Segundo os dicionários de Língua Portuguesa, planejar significa o ato ou efeito de prever, antecipar, vislumbrar algo que ainda não aconteceu.
Nesse caso o planejamento financeiro , tanto para pessoas como para empresas, significa instituir e seguir um plano para atingir determinado objetivo sem colocar em risco suas finanças.
Assim como uma empresa, para progredir e manter o controle financeiro, a pessoa precisa saber e programar antecipadamente as metas que pretende atingir. Qualquer descuido nesse caso, fará com ela caia no endividamento.
O que é controle financeiro pessoal?
O controle financeiro pessoal nada mais é que,uma maneira de organizar todas as entradas e saídas de dinheiro de um indivíduo, considerando contas e despesas gerais. Nos dias de hoje está um pouco complicado ter o controle extremo, e quanto maior for o fluxo de dinheiro, pior fica o controle financeiro pessoal.
O que acontece quando eu não faço um planejamento financeiro pessoal?
Devido às opções de crédito fácil existentes, as pessoas tem a oportunidade de antecipar seu sonho de consumo dividindo sua aquisição em diversas parcelas (cartão de crédito), ou utilizando seu cartão de débito, estimulando-o a ultrapassar o limite de sua conta (cheque especial), a facilidade em empréstimos bancários (CDC, Consignado, etc.) facilita muito que se perca controle de suas contas. Tudo isso é alegria para os bancos, lojas e financeiras que lucram muito com os juros que você pagou por sonho que você antecipou. Afinal, você adquiriu um bem ou produto com um dinheiro que você ainda não possuía.
Quando uma pessoa não faz um planejamento financeiro pessoal adequado corre o risco de perder o controle de suas finanças e ficar sem dinheiro.
Pra evitar que você perca o controle do seu dinheiro, é necessário adotar uma metodologia que seja capaz de gerar informações de qualidade e em tempo hábil para que você tome uma decisão que não comprometa suas contas lá na frente.
Um planejamento financeiro pessoal fornece a você um conjunto homogêneo de conhecimentos que se mostra tão importante quanto decisivo para o melhoramento do seu desempenho financeiro.
Através de um conjunto de ações, controles e procedimentos que você pode adotar, irá possibilitar, entre outras coisas, montar um orçamento, onde você poderá acompanhar suas contas, saber se há sobra ou falta de recursos, tomar providências para nivelar o orçamento, no caso de falta. E fazer investimentos, no caso de sobra de recursos.
O conhecimento perfeito das disponibilidades ou faltas de recursos, permite o melhor gerenciamento do seu dinheiro, ou seja, buscar recursos ou fazer investimentos, adiar compromissos, antecipar projetos, montar um orçamento visando a solução de problemas, planejar investimentos, antecipar-se aos problemas, não ser pego de surpresa, montar um planejamento visando atingir metas. Especialmente devido ao fato de que o mercado financeiro tornou-se nas últimas décadas mais dinâmico e complexo.
Conclusão
Em resumo, a importância do controle financeiro pessoal e familiar bem feito é indispensável à vida de qualquer pessoa, porque possibilita saber, com antecedência, que caminhos estão sendo trilhados, visando maximizar os resultados econômico-financeiros. Isso traz tranquilidade e menos dissabores à vida das pessoas.
Além disso, o planejamento financeiro pessoal também é uma ótima maneira de regularizar seu orçamento, sem a necessidade de se preocupar com financiamentos intermináveis e parcelamentos no cartão de crédito. E tudo isso somente será possível com um pouco de disciplina e controle das finanças.
Deixe um comentário