O que fazer para zerar as dívidas e melhorar a vida financeira

Tempo de leitura: 4 min

Escrito por Reginaldo de Souza
em 21 de agosto de 2020

APRENDA A GANHAR DINHEIRO NA INTERNET

Junte-se a mais de 3.000 pessoas inteligentes como você e receba dicas para ganhar dinheiro na internet!

100% livre de spam.

Cuidar da vida financeira sempre será um tema de grande importância em nossa vida.  São as finanças que ajudam a transformar seus sonhos em realidade e podem deixar sua vida mais confortável. Infelizmente, na prática, não é todo mundo que consegue administrar bem o seu dinheiro, e acaba cometendo alguns erros.  E o que deveria ser uma solução pode tornar-se um grande problema que podem até levar anos para que sejam completamente reparados. No entanto existem diversas estratégias que podem ajudá-lo a sair do vermelho e gerir melhor a sua conta bancária.

Contrair um monte de dívidas, empréstimos e atrasar as prestações certamente vai te colocar em uma situação bastante estressante. O que ira reduzir sua produtividade necessária para ganhar dinheiro. Economizar fica muito difícil quando os boletos continuam chegando regularmente.

O que fazer para zerar as dívidas e melhorar a vida financeira

O que fazer para zerar as dívidas e melhorar a vida financeira

Para sair de um endividamento, você precisa de muita força de vontade, meu amigo. Eu tinha uma dívida e um empréstimo enormes, e me livrar deles foi complicado, mas não é tão difícil assim. Tudo de que precisei foi força de vontade, planejamento de curto prazo e execução para que pudesse começar a economizar. Excluí todas as despesas extras e desnecessárias do meu orçamento. Tirei até gastos de combustível do meu orçamento e comecei a andar de ônibus. A questão é que as únicas coisas que devem estar no seu orçamento nos momentos de aperto são as despesas com aluguel, alimentação e serviços públicos.

As dívidas devem ser pagas começando da menor para a maior. Esse método é chamado de “bola de neve” e é o mais adequado do ponto de vista psicológico.
Primeiro de tudo, pare de comprar coisas desnecessárias. Quando você quiser realmente uma coisa, não use o cartão de crédito! Não pague nem as coisas necessárias com cartão de crédito, porque tecnicamente isso só vai aumentar sua dívida. Em vez disso, junte o dinheiro e pague à vista.

Defina suas metas

Se você não tiver um objetivo ou meta definidos, poupar não lhe trará nenhum prazer, e você vai gastar seu dinheiro facilmente com muitas coisas desnecessária. Uma meta comum (como comprar um apartamento) pode parece inatingível, mas se planejar cada detalhe (bairro, número de quartos, características da varanda), com cada valor economizado você vai ter a sensação de que está mais próximo de atingir sua meta.

Pague suas contas imediatamente após receber seu salário (e guarde o resto)

Todo mundo tem uma lista de contas obrigatórias que precisam ser efetuadas todos os meses: serviços públicos (água e luz), mensalidades e prestações de seguros. E Isso também inclui a porcentagem que você escolhe para poupar do seu salário por mês. Se pagar tudo isso imediatamente após receber o salário, ficará mais fácil organizar o seu dinheiro e entender quanto pode gastar livremente. E para não esquecer de fazer os pagamentos, você pode habilitar a função débito automático junto ao seu banco.

Não faça compras espontâneas

Compras espontâneas são aquelas que você faz no calor das emoções e são, de fato, uma das melhores maneiras de nos presentearmos. E não há nada de errado nisso, até porque você provavelmente se sentiu muito bem ao fazê-las. No entanto, também pode acontecer o inverso e nos sentirmos culpados e decepcionados depois de uma compra — o sentimento de que o dinheiro foi gasto com uma coisa desnecessária, que apenas vai ocupar um lugar em casa.

Uma opção é adiar a compra,  assim você terá tempo para pensar se realmente precisa do objeto.

Utilize cartões que dão bônus em suas compras

hoje em dia, quase todos os bancos e algumas lojas oferecem opções de cartões de débito e crédito com bônus na forma de reembolso ou pontos de milhas para viagens, além de rendimentos mensais na conta. Com o uso regular, você pode juntar uma quantia significativa que poderá usar do jeito que quiser.

Defina suas prioridades durante as compras

Geralmente, antes de fazer uma compra, você pesquisa entre uma variedade de itens da mesma categoria. Por exemplo: entre smartphones de diferentes fabricantes. No entanto, pode tentar fazer outro tipo de comparação — pensar no que mais poderia pagar usando a mesma quantia de dinheiro. Talvez você esteja mais interessado em viajar do que adquirir um smartphone, então um celular simples apenas para ligações já seria o suficiente. Ou, pelo contrário, viajar não é uma prioridade, mas sua necessidade é de um smartphone poderoso porque mantém um blog no Instagram no qual ganha um bom valor extra tirando fotos ou fazendo vídeos.

Evite acompanhar publicidades

Na maioria das vezes, a publicidade pode mudar a ideia de um produto em nosso subconsciente e nem nos damos conta disso. Faça uma experiência e tente evitar anúncios por pelo menos um mês: habilite um bloqueador de propagandas no navegador, cancele as inscrições de e-mail publicitários e desative as notificações dos aplicativos de compras. E veja como os seus desejos de adquirir coisas novas diminuem.

Use aplicativos de celular para acompanhar e controlar as finanças

Não é possível economizar sem fazer um controle das finanças. No entanto, ficar juntando notas fiscais e anotando todos os valores em um caderno ou no computador pode ser um processo longo e até chato, que pode até fazer com que você desista.  com a tecnologia atual, é muito mais fácil gerenciar o orçamento através de aplicativos de celular, ainda mais que muitos deles já têm a função para escanear notas fiscais e sincronizar o aplicativo com os seus cartões, de modo que o programa registre tudo automaticamente em seu lugar.

Você costuma organizar suas finanças e acompanhar seus gastos para melhorar a vida financeira? Que método usa? Já se arrependeu amargamente de uma compra? Conte para a gente sua experiência na seção de comentários.

Você vai gostar também:

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe aqui sua opinião ou comentário:

Seja o primeiro a comentar!

APRENDA A GANHAR DINHEIRO NA INTERNET

Junte-se a mais de 3.000 pessoas inteligentes como você e receba dicas para ganhar dinheiro na internet!

100% livre de spam.
%d blogueiros gostam disto: