Como montar uma planilha de gastos pessoais para organizar as finanças

Tempo de leitura: 2 min

Escrito por Reginaldo de Souza
em 13 de outubro de 2014

APRENDA A GANHAR DINHEIRO NA INTERNET

Junte-se a mais de 3.000 pessoas inteligentes como você e receba dicas para ganhar dinheiro na internet!

100% livre de spam.

Montar uma planilha de gastos pessoais, para registrar todas as receitas e despesas não é tão complicado como pode parecer.

Se você procurar na internet encontrará as mais diversas formas e modelos de planilhas que poderão te ajudar a controlar e acompanhar seus gastos. E com certeza existe alguma que atenda todas suas necessidades.

Algumas pessoas preferem APPs pela praticidade de utilizá-las em seus smartphones ou tablets. Nesse caso eu sugiro que leiam o artigo “Apps para gerenciar suas finanças pessoais“. Nele  indico alguns gratuitos (o post é antigo, e hoje devem existir alguns bem mais modernos).

>>>> Guia Bolso -Gerenciador Gratuito Para Controlar as Finanças

Mas este artigo foi escrito pensando naquelas pessoas que não se adaptaram ou tem dificuldades de se adaptar a alguma delas e desejam montar a sua própria planilha de uma maneira mais simples.

 

Planilha de gastos pessoais para organizar as finanças

 

Como montar uma planilha de gastos pessoais

  • Primeiramente você deve listar todas as suas despesas fixas, como: aluguel, telefone, água, luz, prestações de financiamentos de veículos e imóveis, mensalidades escolares, entre outras.
  • A seguir faça uma lista com os produtos que costumam estar nas suas compras mensais, separando-as por categorias, como: alimentos, produtos de limpeza, higiene pessoal, congelados e bebidas.
  • Depois de fazer toda a lista, faça uma nova planilha com todos os produtos listados em colunas como: produto, quantidade, preço unitário e observação.
  • Para finalizar faça uma planilha com os gastos que não foram colocados nas outras planilhas, assim você poderá diminuir os seus gastos e até cortar tudo o que não é necessário.

Essas são apenas algumas dicas básicas de como você pode fazer sua planilha para controle de gastos pessoais de forma bem simples.

O Microsoft Excel disponibiliza planilhas prontas para serem baixadas e usadas gratuitamente. Através da galeria de modelos Excel Templates que você encontra dentro do próprio aplicativo, você poderá fazer a sua até de maneira rápida, especialmente se sua planilha de gastos e pessoais venha a possuir fórmulas complexas.

Clique  Aqui e aprenda como montar uma planilha de gastos mensais personalizada 

Agora se você é como eu e não tem tempo para fazer a sua, e prefere utilizar uma planilha de orçamento que já esteja pronta, eu sugiro utilizar a mesma que venho utilizando atualmente. Além de ser gratuita, ela possui todos os campo necessários para você controlar seu gastos.

Clique aqui para baixá-la. Ela é gratuita.

Não importa de onde seja sua planilha de gastos pessoais, ou se você prefere utilizar um aplicativo.

O importante é que você adquira o hábito de anotar em sua a sua planilha de gastos pessoais suas despesas de todos os meses.

Será somente dessa forma que você irá enxergar com mais clareza para onde está indo seu dinheiro para cortar os gastos desnecessários, e consequentemente suas contas começarão a diminuir e no final dos meses sempre sobrará um dinheiro para você.

 

Você vai gostar também:

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe aqui sua opinião ou comentário:

Seja o primeiro a comentar!

APRENDA A GANHAR DINHEIRO NA INTERNET

Junte-se a mais de 3.000 pessoas inteligentes como você e receba dicas para ganhar dinheiro na internet!

100% livre de spam.
%d blogueiros gostam disto: